16 de abril de 2008

"Donkey Xote" por Nuno Reis


Shrek made in Galiza

Qualquer semelhança entre Rucio e Donkey não é coincidência. O poster diz descaradamente que é um filme dos produtores que viram "Shrek". Esta produção galega pretende contar o que se passou com Don Quixote depois da sua épica aventura. Regressado a casa com o seu famoso corcel Rocinante e o seu eterno companheiro Sancho, Quixote é ainda um homem perturbado por Dulcineia, o seu único amor e a donzela que nunca viu. Até que um dia recebe um desafio. Para saber onde esta e quem é a sua amada terá de competir num torneio em Barcelona contra o Cavaleiro da Meia Lua. Caso perca terá de renunciar ao amor de Dulcineia e para complicar ainda mais essa viagem, o misterioso Sinistro está a tentar destruí-lo. Outros problemas que enfrenta são as centenas de cavaleiros que se afirmam como o único Quixote, Sancho ter arranjado um novo cargo, Rocinante querer a reforma e Dulcineia não corresponder à mulher com que sempre sonhou. A única ajuda com que pode contar é o burro Rucio e o frango James Gallo. O galináceo é uma personagem secundária sem juízo que pode ser ignorada quase todo o filme. O burro tem o protagonismo e a responsabilidade de levar o cavaleiro e o filme a bom porto.

Os nomes de Don Quixote e Sancho Pança já fazem parte da cultura popular, mas o livro que narra os seus feitos não tem a fama merecida. Esta segunda obra de Jose Pozo ("El Cid") tem por missão despertar o interesse pela obra máxima da literatura espanhola. O argumento tem alguns bons momentos, as personagens secundárias por vezes são engraçadas e a animação está ao nível habitual das produções espanholas. A parte mais confusa é o burro contratado à Dreamworks. Mais depressa se aceita isto como um spin-off do filme americano do que como um produto independente.
Se for considerado como o conto infantil que pretende ser cumpre a sua missão. É um filme bastante colorido, animado e divertido. Exigindo mais do que isso "Donkey Xote" falhará.


Título Original: "Donkey Xote" (Espanha, itália, 2007)
Realização: Jose Pozo
Argumento: Angel E. Pariente, inspirado em Miguel de Cervantes
Intérpretes (vozes): Jordi González, Luis Posada, José Luis Gil, Andreu Buenafuente, David Fernández e Sonia Ferrer
Música: Andrea Guerra
Género: Animação, Comédia
Duração: 90 min.
Sítio Oficial: http://www.donkeyxote.com/

0 comentários: