13 de maio de 2008

Recordando A Voz (I)


Blue Eyes, como era conhecido este extraordinário cantor, foi um vencedor por natureza. Entre nomeações e vitórias, Sinatra viu o seu nome ligado, por 36 ocasiões, a diversos galardões, quer musicais quer cinematográficos. Golden Globes, Grammys, Oscares e Walk of Fame. Não houve um que lhe fugisse. E bem os mereceu.

OSCAR

Em 1946, estreia-se com a estatueta da Academia. Por "The House I Live In" (Albert Maltz, 1945), partilha a vitória com Frank Ross, Mervyn LeRoy, Albert Maltz e Earl Robinson por esta curta-metragem com temática subordinada à tolerância. Em 1954, a primeira grande vitória. Por "From Here to Eternity" (Fred Zinnemann, 1953), Sinatra vence o Óscar para Melhor Actor Secundário, num drama bélico intemporal. Dois anos bastaram para voltar a pisar a passadeira vermelha: em 1956 é nomeado para a estatueta da academia para Melhor Actor Principal, pela sua belíssima actuação em "The Man with the Golden Arm" (Otto Preminger, 1955). Sai de lá de mãos a abanar. Em 1972 a Academia voltou a atribuir-lhe um prémio, desta vez o Óscar humanitário Jean Hersholt.


GOLDEN GLOBES

Também não faltaram no seu currículo. Pelo já referido "From Here to Eternity" recebeu o correspondente prémio, mas não se ficou por aqui. Em 1958 é agraciado com o Golden Globe para Melhor Actor de Longa-Metragem por Musical ou Drama por "Pal Joey" (George Sidney, 1957), perdendo a corrida de 1964 em "Come Blow Your Horn" (Bud Yorkin, 1963) para Alberto Sordi pelo seu desempenho em "Il Diavolo" (Gian Luigi Polidoro, 1963). O seu trajecto culmina com a entrada no restrito grupo dos que venceram o Prémio Cecil B. DeMille.

OUTRAS DISTINÇÕES



Duas de relevo. Em 1973 é agraciado com o Prémio Carreira pelo Screen Actors Guild Award, mas aquelas que se perpetuam ainda hoje são as famosas Estrelas no Passeio da Fama - o n.º 6540 de Hollywood Blvd., pelo seu desempenho televisivo, e a outra no n.º de 1600 Vine Street., como actor de longas metragens.

Com 70 filmes no currículo, conseguiu ser uma figura ímpar de duas artes tão atraentes como são as da representação e da canção. Come Fly With Me, para celebrar!



Come Fly With Me


0 comentários: