12 de maio de 2008

Serviço Público - VIII Encontros de Viana (Premiados)



Gentes do Mar
, de Dânia Alves, aluna do Instituto Politécnico do Porto, foi o documentário vencedor do PrimeirOlhar, a secção competitiva dos Encontros de Viana, recebendo os prémios Oficial e Cineclubes.

A Terceiro Bê, de Maria Remédio, aluna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foi atribuído o prémio Jovem/IPJ e Aleluia, de Fábio Ribeiro, aluno da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, mereceu uma menção honrosa do juri Oficial.

Gentes do Mar é um documentário sobre a vida dos pescadores das Caxinas, Vila do Conde; a dureza das suas vidas, a sua fé, o seu olhar, que perscruta as águas e deixa espreitar o que lhes vai nas almas. O júri oficial atribuiu-lhe o prémio "pela forma de abordagem ao tema proposto, que deixa perceber uma construção narrativa consciente e revela uma boa capacidade técnico-artística". Já o júri de cineclubes considerou o "interesse da temática e a sensibilidade com que foi abordada, a segurança e destreza das filmagens e, em suma, o equilíbrio geral do documentário".

Terceiro Bê, sobre uma turma de filhos de imigrantes numa escola primária de Lisboa, recebeu o prémio Jovem|IPJ, também atribuído pelo júri oficial, "pela sensibilidade revelada no tratamento de um tema actual que ilustra a pluralidade da nossa sociedade e pela forma honesta como retrata a infância".

A menção honrosa atribuída a Aleluia, que versa o fabrico de imagens de santos, foi atribuída "pela ideia de aproximação a um tema delicado e pela economia narrativa em com que a história é contada".

O júri oficial, que decidiu os prémios PrimeirOlhar Oficial e PrimeirOlhar Jovem|IPJ, foi constituído por José António Hergueta, realizador, produtor espanhol, autor de instalações e presidente do Docus Andalucia; Jorge António, realizador e produtor angolano, consultor do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia; e David Mariano, jornalista e programador (Maria João Mayer, que inicialmente estava previsto integrar este júri não pôde comparecer nos Encontros por motivos de saúde).

O júri do prémio PrimeirOlhar cineclubes, atribuído pelas federações galega e portuguesa de cineclubes, foi constituído por Rita Freitas, produtora e assistente de produção (Cineclube de Torres Novas); Manuel P. Barbeito, guionista, realizador, actor e músico (Cineclube Padre Feijó, de Ourense); e Paulo Martins, director executivo da revista Cinema e membro da direcção da Federação Portuguesa de Cineclubes.

Todos os prémios tiveram o valor de mil euros, sendo que o Jovem|IPJ foi entregue em material.

Mais informações - www.ao-norte.com

0 comentários: