20 de agosto de 2008

# 15 - "Tropic Thunder"



Começamos esta lista de antecipação com um estranho "Tropic Thunder". Sim, digo estranho, porque Ben Stiller não será, em grande parte das vezes, um chamariz para uma visita ao "escurinho do cinema", quanto mais a integrar uma qualquer lista onde a seta aponta para o sobe e não para o desce.

Mas, de facto, assim é. Stiller regressa à realização depois do híbrido "Zoolander" (2001), uma rasgada crítica ao brutal mundo da moda onde (recorde-se) conseguiu juntar um elenco com Owen Wilson, Will Ferrell, Milla Jovovich, Jerry Stiller e John Voight, além da sua própria participação. E, ao que parece, o ímpeto crítico regressa, e em força. E tem tudo para resultar. Senão vejamos: em primeiro lugar, Jack Black (que brevemente poderemos ver - se as distribuidoras estiverem para aí viradas - em "Be Kind Rewind"), e ainda por cima a contracenar com um dos melhores actores da sua geração, o extremamente talentoso Robert Downey Jr.. Em segundo lugar, Steve Coogan, um dos mais certeiros comediantes britânicos, que emprestou genialidade a produtos como ""I'm Alan Partridge" (1997), a fabulosa série televisiva, ou a "24 Hour Party People" um must de cinema meets música de Michael Winterbottom. Por fim, sátira da pura e dura à indústria da guerra e ao establishment cinematográfico dos EUA.

E se estes dados não ssuscitam a atenção, a verdade é que a estreia (que arrecadou 26 milhões de dólares no fim de semana de arranque) levou muitos às salas... e não só. Assim, "representantes de grupos contra a discriminação de pessoas portadoras de deficiênca mental e exibiram faixas com frases de revolta", tais como "«Tropic Thunder. Colossal Blunder» [Tropic Thunder, Estupidez Colossal] e «Temos habilidades, não deficiências»", alegadamente pelo filme parodiar pessoas com deficiências intelectuais.

Isto tudo porque um grupo de actores, e respectiva equipa de filmagem, durante a rodagem de um filme de guerra, vêm-se numa situação real, deixando de ter noção onde termina a ficção e onde começa a realidade! Tudo decorrendo num cenário onde Kirk Lazarus (Downey Jr.) faz uma operação para se tornar afro-americano e Jeff Portnoy (Jack Black) é um combatente/actor com um loiro platinado mais mortal que uma bala!

Estreia a 18 de Setembro (uma boa ideia para este arranque de temporada), e augura-se bom futuro no arranque deste 15+.




1 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me interessante! Não dava um tostão por este, mas ao ver o que escreveram, fico com curiosidade à espera dos outros!!