23 de agosto de 2008

A asfixia de Palahniuk



Um dos filmes que mais atenção tem suscitado para estes lados tem sido "Choke", do estreante na realização Clark Gregg, ele que fez carreira (até agora) como actor, tendo entrado em filmes como "The Air I Breathe" (2007) ou "Iron Man" (2008).

A razão para este interesse, simples e directa: Chuck Palahniuk. Como os meus caros cinéfilos sabem, Palahniuk é o autor do romance "Fight Club", que dá origem ao filme homónimo extripado das hábeis mãos de David Fincher. E este facto, por si só, obriga-nos a observar "Choke" com toda a atenção.
Por outro lado, a participação de Sam Rockwell (que obteve merecido olhar atento pelo seu desempenho em "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" (2007), que contracena com Anjelica Huston (oscarizada em 1985 por "Prizzi's Honor").

Observamos assim Victor Mancini, um estudante de medicina falhado, a contas com a doença da mãe, os problemas financeiros de a suportar no hospital, e os seus desviantes comportamentos sexuais. Para ultrapassar a seca de dinheiro, monta um elaboradíssimo esquema: finge sufocar com comida em finos restaurantes, e aproveita-se daqueles que o salvam, que lhe enviam cheques, sentindo-se na obrigação de o ajudar e acompanhar. Entretanto, frequenta workshops para o ajudarem com as suas obsessões sexuais, e enfrenta segredos do seu passado.

Premiado no Sundance Film Festival este ano com o Prémio Especial do Júri, onde viu o trabalho de direcção de actores amplamente reconhecido, ainda não viu data de estreia anunciada para estes lados, mas a luz do dia abateu-se sobre o trailer, que damos hoje a conhecer.

0 comentários: