11 de setembro de 2008

"You Don't Mess With the Zohan" por Nuno Reis


Politicamente incorrecto? Com muito gosto!

Quando pensamos que Hollywood não nos dará algo de original surgem ideias loucas como deslocar o conflito Israel-Palestina para as ruas de Nova Iorque. Fartos dos heróis americanos decidiram inspirar-se num soldado israelita que trabalha como cabeleireiro na Califórnia para fazer esta comédia.

Zohan é o melhor soldado de Israel. Infelizmente por isso mesmo tem muito trabalho e nunca consegue tirar umas merecidas férias. Farto das matanças sem sentido num conflito que se arrasta há anos ("já dura há 2000 anos, não deve faltar muito") simula a própria morte e foge para os EUA onde persegue o sonho de ser cabeleireiro. Escondido sob o nome Scrappy Coco no novo país, vai ouvir muitas recusas até que finalmente consegue emprego num cabeleireiro da comunidade palestiniana. Apesar do desconforto inicial por conviver com o tradicional inimigo rapidamente percebe como funciona o sonho americano. A guerra ficou no Médio Oriente. Na América, israelitas e palestinianos são iguais: estrangeiros a tentar trabalhar para viver enquanto são espezinhados pelos milionários e suas empresas.

O dia 11 de Setembro foi uma irónica escolha para estrear "Zohan". É comédia, mas as recordações ainda estão frescas e um filme que combinas as palavras guerra, árabes e Nova Iorque tem de ser muito prudente. Rapidamente se percebe que este filme não foi feito para ofender ninguém nem para causar insegurança às comunidades. Relata de forma ridícula as situações sérias e tem como lição sempre presente que todos os povos devem largar as armas, juntar as mãos e trabalhar para o bem comum. É moralista na dose certa, sempre a apelar à paz e ao respeito pela vida humana.

Como defeito principal tem a monotonia em que entra. As piadas de cariz sexual tornam-se um pouco excessivas ao fim de vinte. Chega a repetir características de outros filmes como o fascínio de John Turturro por pés em "Mr. Deeds".
É uma história banal e previsível e o humor por vezes é tão foleiro que pode ser tomado como um insulto. Perdoa-se isso pelas piadas acima da média que consegue tirar de uma situação tão séria como a guerra e por finalmente Rob Schneider ter feito um bom papel.



Título Original: "You Don't Mess with the Zohan" (EUA, 2008)
Realização: Dennis Dugan
Argumento: Adam Sandler, Robert Smigel, Judd Apatow
Intérpretes: Adam Sandler, John Turturro, Emmanuelle Chriqui, Rob Schneider
Fotografia: Michael Barrett
Música: Rupert Gregson-Williams
Género: Acção, Comédia
Duração: 113 min.
Sítio Oficial: http://www.youdontmesswiththezohan.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso há ja muito tempo que não me ria tanto com um filme. É disparatado - completamente destrambelhado mesmo - mas muito eficaz. Mas, para além do forçar a mão (hehe) no que toca a piadas sexuais, tem momentos brilhantes.