24 de outubro de 2008

Livro explora a velha zanga

Uma notícia peculiar que saiu no jornal de ontem foi o lançamento do livro "Porto versus Lisboa". Nesta obra literária um jornalista de cada cidade vai enaltecendo a sua terra seguindo tópicos previamente acordados. O resultado é um livro que revela o melhor e pior de cada cidade e aquilo que poderiam aprender uma com a outra.
Como não poderia deixar de ser também falam de futebol, mas o mais curioso é saber o que causa inveja. Enquanto o portuense António Eça de Queiroz lamenta a falta de um Metro verdadeiro (no Porto não é subterrâneo), um Zoológico (apenas na Maia e Gaia) e um Oceanário (em projecto para o Parque da Cidade), o lisboeta António Costa Santos queria ter na capital um Parque da Cidade, uma Casa da Música e um Fantas. A frase "O Fantas é o Fantas e está tudo dito" merece mesmo destaque em grande parte dos jornais que, infelizmente, decalcaram a notícia da Lusa e por isso são muito semelhantes. O Fantas pode ser o Fantas e estar tudo dito, mas a agência noticiosa duvida da fama do evento porque, entre parênteses, esclarece que é um festival de cinema fantástico.

Muitos outros pontos distinguem e enaltecem as duas cidades, mas é bom ver que o que Lisboa admira no Porto é a cultura. Afinal nem tudo está perdido aqui no Norte.

0 comentários: