11 de outubro de 2008

Sitges 2008 - A despedida


Aquilo que torna o acto de ver filmes em festivais diferente de ver nas salas comerciais não é apenas o melhor gosto cinematográfico ou as exposições, publicações, convidados e conferências relacionadas. O elemento fundamental existe em ambos embora não seja igual: o público. É bem mais animador ver o filme com pessoas divertidas que reagem como nós. Se for bom e queremos aplaudir alguma cena alguém na outra ponta da sala aplaudirá connosco, se for mau e sairmos passados dez minutos, alguém se levanta para aproveitar a abertura de porta. Como diz um dos spots deste ano do festival "os fãs de Sitges não são como os dos outros festivais". Em "Let the Right One In" foi esse spot que passou e foi muito bem escolhido. A plateia tinha o público mais divertido da semana e aplaudiu cada nome que aparecia no genérico. Não por saberem dinamarquês ou conhecerem os artistas, mas apenas porque sim. Quando já algumas empresas produtoras e mais de uma dezena de nomes de indivíduos tinham passados os aplausos esmoreçam. Apenas três ou quatro resistentes (incluindo este vosso dedicado repórter) ainda abandalhavam a sessão com uns aplausos discretos. O filme propriamente dito não tinha começado, estávamos a ver letras brancas incompreensíveis em fundo negro, sem música de fundo. Um espectador incomodado lembrou-se de pedir silêncio e ainda bem que o fez. Imediatamente um milhar de pares de mãos começaram a aplaudir e só pararam quando o filme começou.
Este não era um filme que desse para aplaudir muitas cenas ocasionais como sucedeu em "Eden Lake" e "The Good, The Bad and The Weird", mas essa ovação inicial fez da última sessão do ano uma das com mais empatia.
A greve e a crise financeira afectaram muito a indústria e por isso os bons filmes eram poucos e metade já conhecidos de Cannes. Os convidados apesar de serem muitos não eram tão importantes como em anos anteriores. Ontem às 23 horas saíria de Sitges sem grande pena. Depois desse momento de cumplicidade entre centenas já deu para sentir saudades e por isso queria dizer obrigado Sitges, por uma excelente última sessão.

A lista de prémios segue dentro de momentos.

0 comentários: