9 de janeiro de 2009

Serviço Público - Debate "Valsa com Bashir"



"Atalanta Filmes em parceria com Le Monde Diplomatique organiza três debates em torno do filme “A Valsa com Bashir”.


O tema deste filme de animação é o da lembrança, por um soldado Israelita, de um episódio passado na primeira guerra do Líbano em 1982: os massacres de Sabra et Chatilla, o que infelizmente no traz de volta à realidade. Este filme tem causado alguma polémica nos países onde já estreou e teve um grande sucesso. Recebeu numerosos prémios, entre os quais o de Melhor Filme Estrangeiro nos British Independent Film Awards, o de Prémio do Público em Varsóvia e está nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Os três debates terão lugar no Cinema King, Av Frei Miguel Contreiras, 52 A, Lisboa, 21h30 exibição do filme e 23h realização do debate.


16 de Janeiro: “A Primeira Guerra do Líbano: os massacres de Sabra e Chatila” com António Elóy, Vice-presidente da Amnesty International Portugal, José Goulão jornalista do Le Monde Diplomatique e Lumena Raposa jornalista do Diário de Noticias.


23 Janeiro: “ O Trabalho de Memória e os traumatismos do Pós-Guerra” com Esther Mucznik Vice-Presidente da Comunidade israelita e especialista da transmissão da memória e das suas políticas, o psiquiatra Afonso Albuquerque e António Louçã, historiador e jornalista da RTP.


30 Janeiro: “A Utilização do cinema de animação”. Os participantes ainda não estão confirmados."


0 comentários: