10 de abril de 2009

Com fãs assim...

Enquanto a crítica se centra em detalhes minuciosos para dizer o que um filme tem de bom ou mau, para o público a classificação divide-se entre filmes maus, aceitáveis, bons e aquele tal de culto. Dependendo da pessoa esse devoção pode levar ao fanatismo.
Curiosamente as pessoas não se costumam fanatizar em várias causas, procuram uma com que se identifiquem e mantêm-se nessa. Cada geração tem a sua. Os mais famosos serão os Trekies e o incrível caso da religião Jedi.
Nos últimos dez anos sucederam-se de forma vertiginosa com "Matrix", "LoTR", "Harry Potter" e finalmente "Twilight". Mas como Newton provou, para cada força existe uma força contrária de igual intensidade e o mesmo se passa com estas "tribos".

Para o filme "Twilight" existem inúmeras comunidades de fãs (link para a portuguesa) alcunhados Twihards e pelo menos uma de Antis. O forum Twilight Sucks é o ponto de encontro do segundo grupo que se dedica a dizer mal da saga.

Este tópico é uma colectânea de agressões ou insultos verbais dos Twihards aos Antis.
Muitas destas atitudes foram tomadas por adolescentes inconscientes ou pessoas escudadas no anonimato da internet que escreveram sem pensar. Algumas são tão inacreditáveis que devem ter sido simplesmente inventadas. Mas a força de um grupo é a do seu elo mais fraco e ficam todos mal vistos pelo comportamento de alguns. Acho ridículo que se faça um clube de não-fãs, mas mais grave é agredir quem tem opinião contrária.

Sou apologista do diálogo, penso que pelo debate ambas as partes ficam mais sábias, são obrigadas a reflectir e aprendem a justificar a sua opinião. Mas entre extremistas duvido que cheguem a consenso ou que consigam dar a entender os fundamentos do amor/ódio por isso... evitem qualquer tipo de contacto.

Que as notícias sobre a adoração desta série sejam exclusivamente boas, como foi o sucesso de lançamento do DVD no passado dia 7 e como será seguramente o lançamento da edição portuguesa do quarto livro em Junho (erradamente classificado na FNAC online como o capítulo final).

0 comentários: