31 de julho de 2009

Avanca é uma festa

Em Portugal não faltam festivais, encontros ou mostras de cinema. Em ano de eleições não há aliás cidade que não queira ter o seu roteiro cultural em que se inclua também um festival para convencer os eleitores mais renitentes. Só que em Avanca não é disso que se trata. Avanca 09 - encontros internacionais de cinema, televisão, vídeo e multimédia - é uma das mais interessantes, originais e criativas formas de pensar o cinema em Portugal, uma experiência única que merece os mais rasgados elogios. Inserido numa vasta e produtiva actividade que gira em torno do Cineclube de Avanca, o festival é o culminar anual de um amor pelo Cinema que é forçoso realçar. Festival menos de filmes e mais de workshops sobre o audiovisual, a sua capacidade de atrair largas dezenas de jovens como escola de Verão a cinco dias de intensa actividade teórica e prática e um autêntico fenómeno, um case study de sucesso.
Workshops com temas tão interessantes como:
O TRATAMENTO POÉTICO DA REALIDADE COMPLEXA – DA ESCRITA À REALIZAÇÃO
HISTÓRIA PRÁTICA DO CINEMA
CINEMATOGRAFIA - DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA COM A LUZ DISPONÍVEL
DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS CINEMATOGRÁFICOS – FROM ZERO TO HERO
HUMOR E DOCUMENTÁRIO
À PROCURA DE UNIVERSOS NA ANIMAÇÃO
O ACTOR NO TRABALHO
são um espaço de aprendizagem, criatividade e discussão, retomando uma das grandes tradições do cineclubismo nos anos 50 e 60. Curiosa é também a ideia da sessão de abertura corresponder à entrega dos prémios da edição anterior, no que creio ser uma originalidade absoluta e que permite que os vencedores do ano transacto orientem alguns dos workshops e transmitam a sua experiência a outros públicos.

Por último é gratificante ver-se de que forma o pólo onde o festival se insere se dinamiza em torno da escola secundária, do centro paroquial e da Casa Museu Egas Moniz, numa comunidade cultural. Ver a escola em período de férias totalmente transformada e disponível para o cinema é um projecto multi-disciplinar que deveria servir de exemplo a todas as escolas deste país.

Recebidos como amigos que partilham a mesma paixão, não surpreende que mesmo em festivais com a dimensão de Cannes o Short Film Corner reconheça a especificidade e o interesse de Avanca no panorama dos festivais mundiais. Ser-se pequeno e diferente é uma vantagem competitiva.

Parabéns a toda a equipa liderada por Costa Valente que torna possível esta utopia de colocar Avanca no mundo.


António Reis

0 comentários: