15 de novembro de 2009

Famosos que dizem não ao 8


O casamento homossexual é um tema na ordem do dia. Nos EUA a questão é especialmente delicada visto que cada estado aplica as suas próprias leis e o que é válido num noutro é ilegal.
Oficialmente é permitido casar com alguém do mesmo sexo em 4 deles (5 a partir de 1 de Janeiro) e em outros quatro estados - incluindo os poderosos New York, Columbia e California - são reconhecidos, mas não podem ser contraídos.

A California tem o papel mais ingrato nesta história porque já os autorizou e cancelou a lei nem seis meses depois. Foi a célebre Proposição 8. Sendo a California a terra das celebridades com fama mundial depressa surgiu um movimento com rostos importantes. Foi a NOH8 Campaign ("Não à 8" em que H8 associa a proposição 8 ao ódio Hate). Aqui o fotógrafo Adam Bouska colecciona rostos de pessoas mais ou menos anónimas vestidas de branco, com fita-cola na boca e o logo da campanha estampado no rosto.


O número de apoiantes da causa vai crescendo a cada dia e as celebridades estão entre eles. Destaquemos algumas:





Bryan Singer
Realizador prestigiado que nos trouxe "Public Access" e "The Usual Suspects". É ainda produtor da série "House M.D.". É possível fazer um paralelismo entre estas discriminações com a popular saga "X-Men" que ele começou, onde um grupo de pessoas diferentes abandona a clandestinidade, enfrenta o medo dos outros e conquista o seu lugar no mundo "normal".
Emmy Rossum
Esta jovem estrela é conhecida do público por filmes como "Mystic River", "The Day After Tomorrow", "Poseidon" e, claro, "The Phantom of the Opera". No seu mais recente filme entitulado "Dare" (não vejam, é fraquinho) fala das relações heterossexuais e homossexuais entre três jovens em busca de um sentido na vida.
Isaiah Washington
Teve o apogeu da sua carreira como Dr. Burke em "Grey's Anatomy" e abandonou a série após três temporadas por ter chamado homossexual a um colega. A polémica fê-lo ir para o desemprego, mas dá especial significado a este gesto.
Tara Reid
Teve a sorte de aparecer em projectos de culto juvenil como "American Pie" e "Van Wilder", e de ser escolhida por Altman para "Dr. T and the Women" e pelos Coen para "The Big Lebowski". As únicas nomeações para prémios que tem são para 3 Razzies por 3 filmes diferentes pelo que o seu talento quase nulo é inquestionável. Contudo, fica sempre bem na foto e por ser a rainha não-oficial da noite californiana tem os contactos certos.


Sendo os jovens o público mais receptivo a mudanças deste género, seria fundamental cativá-los. Especialmente porque também são os que mais depressa faltam a referendos e são os com menos dinheiro para campanhas. Christopher Hayden resolveu isso convidando Power Rangers a participar na causa. Isso significa que os ídolos juvenis de pessoas entre os 15 e 30 estarão a dar o rosto pela causa. O grupo que mais aderiu até ao momento foi o dos Time Force Power Rangers (2000) com quatro presenças. Aqui ficam os mais recentes heróis da causa como foram fotografados dia 5.



0 comentários: