30 de novembro de 2009

Poster e trailer de "Exam"


Oito desconhecidos estão fechados numa sala para fazer um último teste às suas capacidades. O vencedor terá um emprego de sonho. mas este teste subitamente releva ser diferente do esperado. Não há nenhuma pergunta, as regras são quase "não há regras" e os 80 minutos são suficientes para levar qualquer um à loucura. Poderá o corte de uma folha de papel ser mortal?

Apesar de me soar familiar (entre "Cube" de Natali, "El Metodo" de Marcelo Piñeyro e "Saw" de James Wan) poderá ser algo novo. A este dou o benefício da dúvida.




29 de novembro de 2009

Primeiras imagens de "Adele Blanc-Sec"


Foram divulgadas as primeiras imagens de "Les Extraordinaries Aventures d' Adele Blanc-Sec", o próximo projecto francês de Luc Besson destinado ao sucesso internacional.

De acordo com os livros que inspiraram o filme, Adele, ao bom estilo de Tintin, é uma intrépida jornalista que além de escrever faz parte da notícia. Tanto está no Egipto a combater múmias como em Paris a enfrentar dinossauros, uma autêntica Indiana Jones. As histórias desenrolam-se desde 1912 até ao pós-guerra e Adele tem feitos dignos de nota antes, durante e depois da guerra.

Os livros foram escritos por Jacques Tardi nos anos 70 e a protagonista é a ainda desconhecida Louise Bourgoin. Se pensarmos que em 1998 se dizia o mesmo de Marion Cotillard quando ela começou a trabalhar com Besson...









28 de novembro de 2009

Séries Z

"The Graves" de Brian Pulido

Duas irmãs inseparáveis vão enfrentar o Mal numa aldeia fantasma adequadamente chamada Skull City. A tagline Death is the least of your problems utilizada na promoção do filme tem nível e Bill Moseley como vilão é sempre boa escolha. Pelo trailer a qualidade do filme acaba por aí. Será suficicente mau para ser divertido? Muito provavelmente! É que aqui Graves não tem nada a ver com sepulturas, é o apelido das irmãs.
Imdb


"The Blackout" de Robert David Sanders

Noite de Natal. A cidae fica sem luz, os terramotos são frequentes e um prédio com pouca gente é subitamente ocupado por extraterrestres que matam os humanos um a um. Este já tive oportunidade de ver e é preciso ir ver predisposto para rir porque o filme sozinho nem isso consegue.
Imdb

27 de novembro de 2009

Posters, trailers e entrevistas

"Greenberg" de Noah Baumbach

Um nova-iorquino muda-se para Los Angeles para tomar conta da casa do irmão. A ideia dele é não fazer nada da vida enquanto for possível. Claro que a vida não lhe permite isso e lhe vai dar em que pensar. O argumento é de Jennifer Jason Leigh a meias com o marido que realiza. Além da actriz o filme conta ainda com Ben Stiller no papel principal, Greta Gerwig, Rhys Ifans e Juno Temple.
Imdb


"After.Life" de Agnieszka Wojtowicz-Vosloo

Thriller sobre o que acontece depois da morte. Nesta versão temos um período entre a morte e o enterro que serve de "purgatório" para pensarmos no que fizemos. Com um elenco de luxo que inclui Liam Nesson como o organizador de funerais, Christinas Ricci como a morte e Justin Long.
Imdb
Não há trailer, mas há Entrevista com a realizadora e Entrevista com os actores.


"Book of Eli" de Albert Hughes e Allen Hughes

Um herói solitário, um mundo pós-apocalíptico, um livro que pode salvar a humanidade. Denzel Washinton é Eli, a última esperança da nosssa espécie. O elenco ainda conta com Gary Oldman, Mila Kunis, Malcolm McDowell, Jennifer Beals, Michael Gambon e Tom Waits.
Imdb


"Crazy Heart" de Scott Cooper

Considerado por muitos como a incógnita para esta temporada de prémios, será um dos fortes concorrentes nas categorias de interpretação. Jeff Bridges é um cantor country que viveu muito, viajou demasiado e bebeu demasiado. Agora que a vida começa a parecer um fardo maior do que as ex-mulheres, uma jornalista vai encontrá-lo e à procura do passado dele vai-lhe dar um novo futuro. Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, Robert Duvall e Colin Farrell protagonizam.
Imdb

Halloween Special - Morte e os impostos


Mark Twain dizia que na vida só duas coisas eram inevitáveis: a morte e os impostos. Enquanto na vida real a maioria tenta fugir aos impostos, no cinema é mais fácil fugir à morte. Pessoalmente também acho preferível evitar a morte e pagar impostos.
Esta saga narra as peripécias de uns amigos que deviam ter morrido, mas por premonição saíram de um avião que mais tarde explodiu. Depois a Morte quis terminar o trabalho e precisou de 4 filmes para isso. Saiem de 3 em 3 anos e o último esteve este ano no cinema.


"Final Destination"

de James Wong

"Final Destination 2"

de David R. Ellis

"Final Destination 3"

de James Wong

"The Final Destination"

de David R. Ellis

26 de novembro de 2009

Matrix em LEGO


Mais uma vez venho elogiar a capacidade dos LEGOs em darem total liberdade criativa. Desta vez o feito foi a recriação da famosa cena bullet time de "Matrix".



Se pareceu fantástica, vejam como está bem sincronizado com o original:


O mais maravilhoso é que isto custou uns meros 500 dólares, mas demorou 44 horas a ser feito. A este ritmo fazer o filme completo demoraria... 25 anos.

Para outros exemplos podem procurar no sítio do costume. Há alguns fenomenais.

25 de novembro de 2009

"Revolutionary Road" por Nuno Reis

Quando Sam Mendes realiza um filme, não usa meias-medidas. Seja no drama social, no thriller ou nos filmes de guerra, o normal é sair algo muito bom. Quando a protagonista é a própria esposa exige-se o melhor que consiga fazer.

Em "Revolutionary Road" Mendes entra a matar. O ponto imediato é juntar Leonardo DiCaprio a Kate Winslet. O casal sensação da década passada está mais velho, mais maduro e a viver num matrimónio com filhos em vez de uma paixão momentânea nas ondas do Atlântico. Já não é a década de 1910, mas a de 50. A diferença é que a geração no poder esteve na guerra e paralisaram o mundo de medo. O país está no seu apogeu e a sociedade é arrogante, consumista e exibicionista. O mundo é deles. Para o casal Wheeler isso pouco importa. Ele tem um emprego de escritório onde não se sente realizado. Ela é dona-de-casa, toma conta dos dois filhos e é actriz nas horas vagas. São duas vidas medianas, cinzentas. O filme nessa fase introdutória é demasiado triste. O impacto de rever a dupla coloca as expectativas altas e não se passa nada de apelativo nos primeiros minutos. Até que ela diz Paris e um novo filme nasce...
April propõe ao marido mudarem-se para a Europa. Ela pode trabalhar e ganhar mais do que ele ganha agora, ele pode arejar por algum tempo e decidir o que quer da vida. Especialmente em Paris, a cidade de que tanto fala recordando os tempos do pós-Guerra. Só que a vida troca-lhes as voltas e vários obstáculos vão adiar a partida. Depois de terem anunciado a todos os amigos que se iam, voltam atrás. Entretanto vão perceber que vivem numa ilusão e a sua relação não é feliz. Nos últimos anos era um sonho e não o Amor que os mantinha juntos. Quando o sonho ganhou uma forma e um nome - Paris - e foi destruído, terminou também a relação. Mas o fim do amor não é o mais grave. O filme agride-nos cada vez com mais força pelo escândalo e o desfecho arrasa.
Especial destaque para as interpretações de Michael Shannon, como o doente psiquiátrico que os obriga a reflectir, e para Kate Winslet. Este é o seu melhor desempenho desde "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" e muito mais merecedor de um Oscar do que aquele onde foi premiada.

Tirando o início frouxo é um grande filme e a moral é muito forte. A relação mais perfeita pode perder a chama (se considerarmos a relação de "Titanic" como o ponto de partida deste casal). A vida dá-nos oportunidades: se não as aproveitamos porque o destino no-las tira, é preciso seguir em frente, se não as aproveitamos porque não temos a coragem, podemo-nos arrepender para sempre. Viver o sonho nem sempre basta. É preciso lutar por ele.


Título Original: "Revolutionary Road" (EUA, Reino Unido, 2008)
Realização: Sam Mendes
Argumento: Justin Haythe (baseado no livro de Richard Yates)
Intérpretes: Meonardo Di Caprio, Kate Winslet, Michael Shannon, Kathy Bates, Richard Easton
Fotografia: Roger Deakins
Música: Thomas Newman
Género: Drama
Duração: 119 min.
Sítio Oficial: http://www.revolutionaryroadmovie.com/

24 de novembro de 2009

Posters de VAmL


Uma dos low-profile que mais me intriga é "VAmL". É uma comédia, é de vampiros, e pouco mais se sabe. Será para aproveitar a mania do momento ou será um fornecedor de gargalhadas duradouro?

A produtora tem colocado aas cenas no Youtube. Aqui estão elas para os interessados.


UPDATE: aqui está o trailer indicado por um leitor.


Be italian: "Nine" de Rob Marshall


Aproxima-se o fim do ano e os prováveis coleccionadores de Oscares. "Nine" é um dos favoritos, não só por ser um musical de Rob Marshall ou por ter Daniel Day-Lewis, como por ser Fellini adaptado ao século XXI.
Repito o primeiro trailer, junto o segundo, e acompanho com os posters.






Dá vontade de ser italiano.

Miley Cyrus - cantora ou actriz?





Ontem fez 17 anos a mais jovem e lucrativa promessa Disney. Lançada para o mundo do cinema pelo pai, também ele cantor, depressa atingiu a fama. Concorreu para um papel secundário numa série. Acabou por ter o papel principal, fazer de si própria (mudou o apelido, mas o pai é o verdadeiro) e criar um império multi-milionário. O produto que vende é o nome.
Falo, como é previsível, de Miley Cyrus/Hannah Montana. uma miúda que aos onze anos tinha experimentado ser actriz e aos doze já não conseguia fazer nada sem ser como Hannah Montana. Ficou presa - quase que condenada - ao primeiro papel.

Um clip dela como actriz é fácil de encontrar, um em que não cante impossível. Tudo o que faz tem música, escritas por ela ou para ela, são fundamentais para criar em milhões um desejo incontrolável de comprar CDs. Aqui fica um exemplo:


Fora da série e dos filmes da Hanna Montana tem tido êxitos na rádio e faz recordes de vendas por todo o mundo. Em 2008 assim:

Em 2009 assim:

Finalmente matou a personagem que a perseguia e ficou livre para fazer cinema. Continuará nos papeis musicais por mais algum tempo, mas é desta que se vai perceber se é actriz ou se é melhor começar já a viver dos rendimentos. Aqui fica o trailer de "The Last Song", o primeiro onde a outra personalidade está adormecida e não vai sair para cantar.




23 de novembro de 2009

Trailers

Estes filmes estão a atrasar muito a saído do poster pelo que deixo apenas o trailer por enquanto.


"Date Night" de Shawn Levy

O casal Foster decide sair num encontro como nos tempos antes dos filhos. Até que se fazem passar por um outro casal para conseguirem uma reserva e começam a ser perseguidos por assassinos à procura dos Triplehorn. Tiros e confusão num filme recheado de estrelas: Steve Carrell, Tia Fey, Mila Kunis, Taraji P. Henson, James Franco ,Mark Ruffalo, Mark Whalberg, Leighton Meester, Ray Liotta... é só escolher.
Imdb


"Grown Ups" de Dennis Dugan

Cinco crianças foram os maiores amigos na infância. Quando a vida os separou perderam contacto, mas trinta anos depois reunem-se. O reencontro vai fazer com que as famílias que começaram se conheçam, vão recordar os velhos tempos e criar novas recordações. Mias um com demasiadas estrelas: Adam Sandler, Chris Rock, Rob Schneider, Gary James e Kevin Spade são os amigos. Depois ainda aparecem Steve Buscemi, Salma Hayek, Gary Busey e Tim Meadows,
Imdb


"Clash of the Titans" de Louis Leterrier

Nâo há nada como pegar na mitologia para arranjar argumentos criativos gratuitos. Os temas são tantos, porquê refazer filmes? O original de Desmond Davis tem quase trinta anos. Com o progresso nos efeitos especiais a tentação de refazer é enorme e este foi mais uma vítima.
Imdb

Posters e trailer de "Black Dynamite"


Não estou a recomendar o filme!
"Black Dynamite" é uma comédia blaxploitation vinda directamente dos anos 70. Apenas a película de filme usada é que parece melhor do que nesse tempo. As actuações são uma fantochada, o argumento é muito mau, as catch phrases são inenarráveis... esta geração nunca viu nada assim. Talvez por isso esteja a funcionar tão bem por todo o mundo. Comigo não teve a mesma sorte. Aqui fica o trailer para terem uma ideia.

O filme é exactamente isso, sem tirar nem pôr. Os posters já têm mais piada. Aqui estão eles.



Poster e trailer de "The Slammin' Salmon"

"The Slammin' Salmon" de Kevin Heffernan

Tele-filme tenta oportunidade no cinema?
A versão que vi deste filme há meio ano era uma comédia fraca em conteúdo, não prendia em nada o espectador e raramente tinha graça. Perfeita para ver num domingo à tarde na TV, nunca em cinema. Parece que vai mesmo sair para cinema e o IMDb até lhe dá boa média por enquanto. Ex-lutador agora dono de restaurante precisa de dinheiro urgentemente. Para isso promete aos funcionários que o melhor da noite receberá 10000 dólares, o pior não ficará nas melhores condições físicas... Com esse repto começa um batalha onde val-tudo para aumentar as vendas.
Imdb

22 de novembro de 2009