5 de janeiro de 2010

Diz-se por aí...


Diz-se por aí que os blogs já não são o que eram. Seja a Super Bock, atenta ao concurso que organiza, sejam os jornais por esse mundo fora (Xornal da Galicia) fala-se em diminuição das visitas.

Aqui no Antestreia não nos podemos queixar do mesmo. Há seis anos chegámos a ser dos blogs culturais mais lidos em Portugal, com "apenas" 300 visitas diárias, mas descemos para 100 num instante. Com as novas formas de comunicar vamos actualmente pelos 700 nos dias úteis, 500 nos outros. E ainda dizem que o Natal é uma época fraca!

É curioso que 36,5% das visitas vêm pelos motores de busca, 42,3% chega seguindo os links de outros sites/blogs e 21% vem pelos favoritos.

Como não me canso de repetir podem-nos acompanhar via Twitter (temos 44 seguidores), Facebook(159), iGoogle (164), RSS ou FriendConnect (43).

E os vossos blogs de que forma se dispersam pela web? Alguma destas? Nenhuma? Todas? Mais ainda? A sondagem está aberta e convido-vos a responderem.

5 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Houve um factor que mudou a vida dos "blogues" em termos de visitas: os leitores de feeds, como o "Google Reader". Eu visitava dezenas de blogues diariamente, e agora visito zero. Vejo tudo pelo Google Reader e só visito os que vou comentar. É normal que as visitas desçam, o que não quer dizer o mesmo das leituras/visualizações dos conteúdos.

Eu tinha antes 500/600 visitantes por dia, tenho agora 300/400. Mas há um ano atrás vi através de uma opção qualquer do Google Reader que, só através do Google Reader, eram 1900 e tal os que seguiam o meu blogue. Ou seja, uma pessoa acaba por ser muito mais lida, apesar de o blogue ser muito menos visitado. E é isso que interessa.

Luis Guimarães disse...

só vos digo que este é o meu blog de eleição. Linguagem muito acessivel, o que dá para todo o tipo de pessoas, o que é muito bom. e principalmente noticias sempre fresquinhas, é pena o blog nao abranger mais gente para poder ter mais conteudos todos os dias. visto que consulto o blog 2 vezes por dia. quanto ao comentario doo Miguel, deve ser essa a razao da diminuição de viwers, eu mesmo utilizo um leitor rss. torna-se mais facil.
desde já os parabéns ao projecto, e espero que ele dure muitos mais anos.
abraço

Nuno disse...

Um blog tem de se transcender para chegar a todos os públicos. As novidades são constantes e temos de nos manter na vanguarda para manter os leitores.

Quando ao comentário do Luis deixa-me sem palavras. Obrigado pela preferência.

ognito Inc disse...

Eu acho que a "moda" dos blogues arrefeceu um pouco, sendo substituída pela nova(?) febre do Facebook (etc) e, em menor dimensão, Twitter. Acaba-se por produzir mais conteúdos para essas plataformas. Sobreviverão os melhores blogues, esperemos, e aqueles que fazem mesmo sentido existir.

Nuno disse...

Acho que não são plataformas exclusivas. Aliás, por enquanto 5 dos 6 votos indicam ter blog com presença no Facebook :)