27 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010 - Dia 5


Os monstros descem à cidade

Durante quatro dias fomos avisados. Não fizemos nada para o evitar e os monstros chegaram à cidade. Sejam as assustadoras criaturas da festa ou os grandes do cinema como Colin Arthur ou Samuel Hadida, a sessão de abertura foi um belo início para os 30 anos do festival.

No exterior zombies e fantasmas assombravam os espectadores. No hall de entrada um agressivo robot futebolista atacava as pernas mais próximas. No terceiro piso bebia-se sangue. Num espaço de horas um outrora vazio e triste Rivoli começou a fervilhar com o pessoal do auditório, do festival, convidados, jornalistas e curiosos. A Ministra da Cultura esteve presente para a cerimónia, algo que só acontece nos aniversários mais especiais. Falou-se de cinema, cultura e dinheiro. Quando bastava de conversa passou-se para o filme.

Hadida e Basset trouxeram "Solomon Kane" que por duas vezes encheu a sala com os seus espectaculares efeitos especiais.

Enquanto isso no auditório pequeno o low budget de zombies "Colin", seguido pelo sensual e sangrento "Sweet Karma", lucraram com quem não quis repetir o filme. Mais tarde o soft porn japonês teve a sua primeira sessão do ano com "Tandem".


A festa do cinema começou e promete ser longa, com noitadas passadas na conversa, muita diversão e, como não pode deixar de ser, filmes.

1 comentários:

Pedro Vilas-Boas disse...

Pois... Eu ando pelo Fantas desde 99 e não me lembro de um filme tão mauzinho em plena Sessão de Abertura.

Sorry.