17 de março de 2010

Quem eram os goonies?



Sean Astin
O actor principal de "The Goonies", tal como muitos dos colegas, teve a sorte de ter um pai no mundo do cinema. Esta estreia em tela veio anos depois da estreia em televisão. Teve uma carreira juvenil das mais atarefadas da sua geração com "White Water Summer", "Like Father Like Son" e "The War of the Roses". Na vida adulta demorou a marcar o seu lugar, depois da curta nomeada a Oscar "Kangaroo Court", mas teve uma pequena oportunidade em "Bulworth" e em 2000 entrou para a Irmandade do Anel como Samwise Gamgee. Ultimamente entre muitas coisas tem feito filmes de Adam Sandler ("Click", "50 First Dates"), entrou numa temporada de "24" e tem prestes a estrear "Demoted".
Youtube

Josh Brolin
Apesar de não querer, o filho de James Brolin estava destinado a ser actor. Após a estreia em "The Goonies" esteve uma década praticamente limitado à televisão. Em 1994 voltou a fazer cinema a sério e em 1997 teve um bom ano com "Mimic" de Del Toro e "Nightwatch" de Bornedal. Os trabalhos seguiram-se sem grande sucesso como "The Mod Squad", "Best Laid Plans" e "Hollow Man". Com o mudar de milénio renasceu. Woody Allen chamou-o para "Melinda and Melinda" e em 2007 esteve em "Grindhouse", "In the Valley of Elah" e "American Gangster". No ano seguinte começaram os prémios com "W", seguido por "Milk". Este ano estará em "Jonah Hex" e "Wall Street 2: Money Never Sleeps".


Jeff Cohen
Não é fácil fazer carreira quando nos pedem para fazer o Truffle Shuffle toda a vida. Apesar de ter começado aos 7 anos pelas mãos de Ron Howard, Cohen não fez nada além de "The Goonies" para cinema, e tem apenas alguns papeis em séries e tele-filmes. Na universidade da California presidiu ao corpo estudantil e o estudos levaram-no à advocacia que ainda exerce especializado em entretenimento.


Corey Feldman
O mais activo destes jovens. Quando foi fazer de Goonie, já tinha estado na saga "Friday the 13th" (duas de quatro aparências), em "Gremlins", e entrou em variadas séries como "The Love Boat", "Cheers" e "The Bad News Bears". Após o filme entrou em "Stand By Me", em "The 'burbs", foi secundário em "Maverick" e por duas vezes deu voz a Donatello nos filmes das Tartarugas Ninja. Também entrou na trilogia "The Lost Boys" com Corey Haim.


Kerri Green
Tal como Feldman teve um início fulgurante. A estreia foi como uma Goonie e no mesmo ano fez "Summer Rental" (com John Candy e Rip Torn). Em 1986 trabalhou no aclamado "Lucas" onde era o centro de um triângulo amoroso com Charlie Sheen e o recentemente falecido Corey Haim. Nesse filme Winona Ryder fez a sua estreia em cinema. Há dez anos fez umas participações em "E.R." e "Law & Order", e desde então tem estado inactiva. Este ano vai voltar em "Complacent" cujas filmagens já terminaram.


Martha Plimpton
A neta de John Carradine antes dos Goonies não tinha carreira que se visse. Quando começou a ser falada foi pelo namoro com River Phoenix, com quem contracenou três vezes. Apesar de não ter feito nada gigantesco entrou em séries como "E.R.", "Law & Order", "Grey's Anatomy", "Fringe" e "Medium". Em cinema tem trabalhos tão diferentes como "Running On Empty" de Sidney Lumet e "Hair High" de Bill Plympton.


Jonathan Ke Quan
Teve a sorte de fazer um filme de Spielberg chamado "Indiana Jones and the Temple of Doom" mesmo na altura em que o realizador procurava gente para o seu outro projecto, "The Goonies". Teve um papelão como Short Round e outro como Data. Depois desses dois filmes ainda entrou na série "Together We Stand" e nos anos seguintes fez de tudo um pouco como coreografia, edição e produção.


John Matuszak
Atleta tornado actor fez pequenos papéis em diversas séries. Quando começou a fazer filmes, 1988/89, teve uma falha cardíaca e faleceu. O sei papel mais conhecido acabou por ser o de Sloth.
É o grandalhão barbudo.


Robert Davi
Para mim Davi tem um dos rostos mais reconhecíveis do cinema, apesar de a carreira não ter tido igual sucesso. Foi actor secundário em filmes tão variados como "Die Hard", "Predator 2" e "The Hot Chick". Tanto era o inimigo de James Bond em "Licence to Kill", como ganhava um Razzie por "ShowGirls". Nos últimos anos tem sido mais equilibrado, como o demonstram os prémios ganhos em diversos festivais por "The Dukes" que escreveu, realizou e protagonizou.


Joe Pantoliano
Mais conhecido pelo papel de Ralph Cifaretto em "The Sopranos", foi mais uma das grandes estrelas dos anos 80. Entre os filmes que fez na época contam-se "Risky Business", "Empire of the Sun" e "Midnight Run". Nos anos 90 fez clássicos como "Bound" e "The Matrix". Nos últimos anos pudemos vê-lo em "Memento", "Bad Boys 2", "Daredevil", "The Adventures of Pluto Nash" e muitos outros. Tem como ponto alto da carreira um Emmy pelo trabalho em "The Sopranos".


Anne Ramsey
Fundou com o marido o Theatre of the Living Arts de Philadelphia. Fez papeis em círculos teatrais, incluindo Broadway. Aos quarenta anos começou uma breve carreira no cinema e televisão, tendo feito cerca de 30 episódios e outros tantos filmes/tele-filmes. O seu grande papel foi em "The Goonies", tendo no ano seguinte sido nomeada para Oscar e Golden Globe de Melhor Actriz Secundária pela mãe do título em "Throw Momma from the Train", realizado por Danny DeVito. Nessa altura já o cancro a obrigava a remoções de língua e maxilar, tendo morrido meio ano após as nomeações.

2 comentários:

nocas82 disse...

Sean Astin nunca foi nomeado para o Óscar. Houve de facto uma nomeação para um Óscar de Melhor Actor Secundário pelo primeiro filme da saga de O Senhor dos Anéis, mas foi para Ian McKellen (Gandalf).

Nuno disse...

Confundi-me. Foi nomeado, mas pela curta que realizou.

Obrigado.