19 de abril de 2010

Neil Patrick Harris

A 18 de Maio será transmitido um episódio de "Glee" com Neil Patrick Harris como convidado. Muitos se questionam se ele terá talento vocal para um papel no show musical do momento, mas a verdade é que tem feito musicais toda a vida.

A carreira de Harris começou em pequenas peças de teatro na escola. Aos quinze anos a família mudou-se para Albuquerque e aí fez imediatamente dois filmes seguidos. Em "Purple People Eater" (com Thora Birch) era o protagonista, em "Clara's Heart"(Whoopi Goldberg é a Clara) também. Já nesses dois se notava que o miúdo sabia cantar.



No ano seguinte conseguiu o papel com que entrou para a história da televisão. Como "Doogie Howser, M.D.", jovem médico, tinha licença para passar receitas, mas não para conduzir. Também aqui por vezes cantou.


Paciente: You're a kid.
'Doogie' Howser: True, but I'm also a genius. If you have a problem with that I can get you someone who's older but not as smart as me.


Quando a série terminou em 1993 voltou aos palcos, fez alguns episódios de várias séries e uns poucos tele-filmes. Em 1997 voltou ao cinema pelas mãos de Paul Verhoeven em "Starship Troopers".

No mesmo ano teve o papel principal na peça "Rent" em Los Angeles que lhe valeu resgados elogios e esteve em cena por alguns meses.


Em 2001 chega à famosa Broadway com "Proof". A sua carreira nos palcos incluiu também "Romeo and Juliet", "Cabaret", "Sweeney Todd", "Assassins" e "Amadeus".



De volta ao cinema não teve grande destaque como se pode ver abaixo.


O ponto alto da carreira de NPH foi novamente culpa da televisão. Em 2005 começava uma série com um elenco miserável. Alyson Hannigan era o nome mais sonante, os outros três tinham uma carreira com meia dúzia de episódios cada, com excepção de um actor vindo da "Freaks and Geeks". A série chamava-se "How I Met Your Mother" e tornou-se um sucesso imediato que ainda está em exibição. Os desconhecidos tornaram-se estrelas e Neil Patrick Harris pelo seu inimitável Barney Stinson - obcecado por fatos e mulheres - foi nomeado para Golden Globe (duas vezes), como nos tempos de "Clara's Heart" e "Doogie Howser, M.D.". Claro que canta, nesta série dão-lhes enorme liberdade e chegou a realizar um episódio. Talvez seja essa a razão do sucesso.

Neste segundo clip a imagem está invertida, mas mal se nota. A versão oficial da CBS é precedida por um anúncio desagradável...


Em 2008 Joss Whedon lançou uma curta musical online onde Harris era o vilão do título, "Dr. Horrible" (http://www.drhorrible.com). O sucesso foi enorme.


A sua reputação é tal que é sucessivamente convidado para apresentar eventos como o famoso programa "Saturday Night Live" e mais recentemente as cerimónias dos Emmy e dos Tony Awards.



Resumidamente, se tem Neil Patrick Harris e não é cinema corre bem. Se tiver cantoria ainda melhor. Aguardamos o que fará em "Glee", pela amostra pode ficar na série para sempre.

3 comentários:

Carlos Martins disse...

Vai ser episódio a não perder! :)

(Mas desvalorizar a sua aparição no Harold & Kummar? tsk tsk!!! É um ponto alto! :)

Nuno disse...

A culpa é minha, não suportei o segundo filme :)

Carlos Martins disse...

O segundo descaiu bastante é verdade... mas pronto... :)