23 de julho de 2010

Amanhã... Avanca!

A 14ª edição do "AVANCA'10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia" abre com retrospectivas no Espaço Rosa dos Ventos em Montemor-o-Velho, Estúdio PerFormas em Aveiro e na FNAC em Vila Nova de Gaia.

Em Montemor-o-Velho, na noite do próximo dia 24, pelas 20.30h, serão projectados filmes seleccionados nas últimas edições do AVANCA. Este ciclo terá continuidade nos dias 6 e 7 de Agosto, numa organização do Festival e da Cooperativa Teatro dos Castelos.

Em Aveiro, o Espaço PerFormas, no Teatro Avenida, organiza o "DOC-TIME – Ciclo de Cinema Documental" nas noites de 29 e 30 de Julho, 5, 6, 12 e 13 de Agosto, sempre pelas 22.30 horas. Este ciclo de cinema reúne documentários de todo o mundo exibidos no festival AVANCA, porque, segundo a organização, vale a pena confrontarmo-nos "olhos nos olhos".

Em Vila Nova de Gaia, também a FNAC organiza uma retrospectiva no seu espaço Forum do Gaiashopping, exibindo vários filmes do AVANCA. As exibições estão previstas para os dias 26 e 27 do corrente mês, sempre pelas 17 horas.

Entretanto, novas exibições dos filmes do AVANCA'10 irão acontecer em vários pontos do país, nomeadamente Matosinhos, Lisboa e Açores. Está igualmente prevista uma exibição na Valónia Belga.

O AVANCA'10, que está já a exibir cinema português e cujas competições internacionais se iniciam na próxima quarta-feira dia 28, recebeu já um grupo de jovens voluntários, vindos de países tão diversos como a Coreia do Sul, EUA, Estónia, Eslováquia, Espanha, França, Marrocos, Montenegro, República Checa, Sérvia,Taiwan e Turquia. São jovens que vêm ajudar na montagem dos espaços onde decorre o Festival.

Com workshops orientados por personalidades do cinema mundial, conferências, exposições e sobretudo filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários em competições internacionais diversas, o AVANCA'10 é sobretudo marcado por ser um espaço único de debate, informação e formação de cinema, onde grande parte dos participantes acampam no espaço onde decorrem os trabalhos.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento tem o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.


Contactos:
Cine-Clube de Avanca
3860-078 Avanca
tel – 234.884174
fax - 234.880658
movies@avanca.com

0 comentários: