25 de julho de 2010

Avanca: estudando o Cinema

"AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação" é o evento que pela primeira vez reúne em Portugal mais de uma centena de investigadores e docentes universitários de instituições de cerca de vinte países para apresentarem 141 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.

A conferência tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação.

Integrada no “AVANCA’10 - 14º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a conferência irá acontecer entre os dias 28 e 31 do corrente mês, na Escola Egas Moniz em Avanca.

Entretanto, a Comissão Científica constituída por doutorados de 10 universidades de 7 países analisaram a relevância da investigação proposta e escolheram as comunicações que estarão presentes na conferência AVANCA|CINEMA.

O cinema, que vive um momento particularmente importante de grandes transformações ao nível da tecnologia, da narrativa e da forma como se relaciona com os públicos, terá assim em Avanca, distrito de Aveiro, um espaço multicultural e transversal de pensamento e debate, inédito no nosso país.

O maior contingente de investigadores vêm de universidades e centros de investigação do Reino Unido, França, EUA, Espanha, Brasil, Índia, Coreia do Sul, para além de Portugal. Estão também inscritos investigadores de países como África do Sul, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Filipinas, Hong Kong, Irão, Israel, Japão, Singapura, Tunísia e Turquia.

A melhor comunicação será distinguida com o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, cuja obra é fundamental e universal.

O AVANCA|CINEMA é uma organização do Festival de Cinema AVANCA’10 em parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, PAPERA, MCTES/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Unidades de Investigação ID+, CIAC e as sociedades científicas IAMS e debatEVOLUTION. Conta ainda com os apoios locais da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Escola Egas Moniz de Avanca.


A propósito, viram estes prácticos livros no Um Dia Fui Ao Cinema?

0 comentários: