13 de julho de 2010

Homenagem de Avanca a Matos Barbosa

O cineasta Manuel Matos Barbosa será homenageado na quarta-feira dia 14 de Julho, pelas 17.30 horas no Museu da Cidade em Aveiro.

O seu novo filme "A Ria, a Água, o Homem", uma obra de animação com base nos textos de Raul Brandão sobre a Ria de Aveiro e com a voz do actor Joaquim de Almeida, será apresentado em ante-estreia no pequeno auditório do Museu.

A homenagem será marcada pela apresentação do livro "A RIA, A ÁGUA, O HOMEM - o cinema de Manuel Matos Barbosa", publicação que traça um percurso de vida e faz um primeiro registo da filmografia do cineasta.

A cerimónia integra ainda um debate sobre Aveiro e o cinema amador, com a presença dos mais destacados cineastas da cidade, nomeadamente os que integraram o célebre “Grupo de Aveiro” com intensa actividade nos anos 60 e 70.

Matos Barbosa, nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Com Vasco Branco e Manuel Paula Dias, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.

"A Ria, a Água, o Homem", marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. Tendo sido produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP, entre outras entidades. Este filme tem já exibição prevista nos Festivais AVANCA'10 e CINANIMA.

Entretanto, a exposição sobre o filme e o cineasta, que ocupa os 3 pisos do Museu da Cidade, pode ser visitada de terça a sexta das 10h às 12.30h e das 14.30h às 18h, até final do mês de Julho.

0 comentários: