5 de dezembro de 2010

Melhor Iniciativa 2010: Encontro de Blogues no Fantasporto

TCN Iniciativa 2010


Uma pequena ideia minha, um gigantesco passo para a blogosfera. Eis o discurso na íntegra:
Não temos cinema porque os Lumière inventaram uma câmara ou porque Méliès inventou a ficção, temos cinema porque milhões de pessoas durante 120 anos sonharam com isso. De igual modo este prémio não é meu, é nosso.

A ideia nasceu de uma conversa pública entre dois bloggers que combinavam encontrarem-se lá para verem e discutirem alguns filmes. O que eu fiz foi perguntar-me "porque não nos encontramos todos?" A organização aprovou e estendi o convite a uma centena de blogs. Em duas semanas o fenómeno estava divulgado pelos principais blogs e muitos bloggers apareceram.

Por isso é que o encontro se repetiu, por isso é que o Antecinema filmou, por isso é que agora somos 60 unidos pelo Facebook e talvez por isso é que os prémios Cinema Notebook estão pela primeira vez a ter existência física e eu tenho um na mão.

Eu apenas obriguei quem estava no Fantas a ficar para uma reunião, hoje o Miguel obrigou bloggers de todo o país a deslocarem-se a Lisboa para um encontro. Este prémio é tão meu como dele. Esta é uma vitória da blogosfera e de todos os seus membros. Obrigado Fantasporto por aceitarem a minha proposta, obrigado companheiros por concretizarem a minha ideia e obrigado leitores por reconhecerem algo tão nosso como melhor iniciativa.


É por isso justo que todos os blogues presentes nesse primeiro encontro ostentem o emblema do troféu. Sem eles eu estaria sozinho numa sala de conferências o que não seria de forma alguma motivo para celebrações.

Acrescentei ainda, de improviso, um convite para em 2011 regressarmos a esse ponto de encontro em número maior. O festival recebe-nos de portas abertas e como muitos já confirmaram os blogues não são tratados como menos. É por serem blogues que são tratados melhor, porque nós bloguers (como aprendi ontem a escrever) somos o futuro do cinema e da crítica cinematográfica nacional.

Prognósticos


Para melhor iniciativa 2011 o Keyser Soze Place e o Cinema Xunga na minha opinião serão os mais votados, mas o Antestreia também tem uma mão-cheia de surpresas na manga. Esperem mais uns dias e verão do que somos capazes. Espero conseguir convencer os leitores (e a mim mesmo) que fiz algo ainda melhor do que o rasgo de génio (pelo que dizem) que foi o Encontro de Blogues.

6 comentários:

Pedro Afonso disse...

Parabéns por todos os prémios conquistados, especialmente este, de que me orgulho de ter feito parte. Em Fevereiro (ou Março) lá estarei, e venha de lá essa iniciativa, tão boa ou melhor que a primeira.
Abraço.

Nuno disse...

Iniciativa no singular? Para mim uma mão tem cinco dedos. Aguarda...

E obrigado por ires aos encontros. Tens sido uma presença muito frequente e enriquecedora.

Pedro Afonso disse...

Epá, não sei como, escapou-me a mão cheia... Ambição é que o que se quer, e estarei cá para apoiar (como é costume). Quanto aos encontros, não me agradeças, para mim também é extremamente enriquecedor, além de que me dá um gozo do caraças discutir cinema pessoalmente, sem ter este objecto impessoal pelo meio. Apesar disso, e não é para te bajular, prefiro as nossas conversas a dois, pelo menos costumam meter comes e bebes... hehehe

Sam disse...

A repetir-se na próxima edição do Festival?

Estou a ponderar comparecer...

Cumps.

Nuno disse...

@Sam: Sem dúvida. Enquanto eu lá estiver não voltará a haver um Fantas sem encontro de blogues. Por mim todos os festivais teriam um!

@Pedro: para o próximo encontro de blogs levo no mínimo umas bebidas. Senão parece que só há lanche quando estamos sozinhos.

Sam disse...

Keep everybody informed! :)