24 de janeiro de 2011

Regras para um primeiro encontro (imediato de terceiro grau)


A ficção-científica sempre nos quis colocar em contacto com novos mundos, novas formas de vida e novas civilizações. Mas alguém sabe exactamente o que fazer quando ouvir a célebre frase "Earthling, take me to your leader!" ?

Quem se quiser preparar para esse momento só tem de consultar a revista da Royal Society dedicada ao tema. Fala da possibilidade de vida extraterrestre, da procura de vida inteligente, qual o aspecto deles e os riscos (militares e religiosos) de nos encontrarem, cenários para o primeiro contacto e quem mediará o contacto. Pelos vistos a comunidade científica concorda que não pode ser a ONU a decidir o que fazer, mas precisam do aval deles para avançar.

O tema foi largamente discutido no livro/filme "Contact" e as conclusões lá tiradas continuam a ser válidas. Não é preciso nenhum super-homem capaz de derrotar Predators ou super-mulher capaz de derrotar Aliens. É preciso alguém que consiga lidar com o cenário "We come in peace" e simultaneamente esteja disposto a ser um mártir se vierem a pensar "Nice planet. We'll take it!". Tem de ser alguém que reuna características que permitam um diálogo científico e político e sem medo de deixar para trás todos os paradigmas terrestres. Tem de ser um omni-heurista, um diplomata e um sonhador.

Na eventualidade de não nos darem tempo de escolher alguém, convém que cada um de nós antes de se aproximar de coisas caídas do céu passe os olhos pelas regras básicas.

0 comentários: