22 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011 - Dia 1

Primeiro dia com muito sangue

Começou da melhor maneira o Fantas 2011. Fosse o terror da realidade ou da ficção sul-coreana, quem passou pelo Fantas no primeiro dia saiu com uma boa imagem do que vai ter nas próximas semanas.
Foi com uma sala cheia que se abriu o festival. Cerca de metade das pessoas acreditadas para o festival não quiseram perder uma oportunidade de assistir ao mais recente filme de Danny Boyle, "127 Hours", três dias antes da estreia. A reacção foi mais forte do que eu esperava: enquanto muitos dos espectadores sentiram suores frios e olhavam para o lado nas cenas mais explícitas, ouvi dizer que uma pessoa se sentiu mal ao ponto de sair. Os restantes aguentaram até ao final do filme multi-nomeado a Oscar.
A sessão seguinte estava um pouco menos cheia, mas ainda tinha muita gente. E ninguém sabia o que se estavam a preparar para ver porque "I Saw the Devil" era ainda mais sangrento e violento do que o filme anterior. Neste ninguém saiu.
Dois géneros completamente diferentes que se apresentaram. Enquanto o filme anglo-americano tinha um protagonista a enfrentar um desafio individual, o filme asiático era uma mostra crua de violência gratuita, com dois opositores que se degladiam num confronto inútil. Cinema fantástico para todos os gostos.


Para hoje a sessão das 21h - antestreia de "Reykjavik Whale Watching Massacre" - é um bocado mais ligeira. Só que a sessão das 23 é "A Serbian Film" e promete causar muita polémica. Se a nossa censura for como a espanhola o filme pode ser proibido de passar na competição daqui a dias...

4 comentários:

Ana Lemos disse...

Oh este ano o antestreia não tem concurso para eu ganhar um bilhetinho.... :(

Nuno disse...

Vai ter Ana, vai ter...

Tiago Ramos disse...

Grande I SAW THE DEVIL!

Ana Lemos disse...

Em contagem decrescente para ver o The man who saw frankanstain cry....