23 de março de 2011

De pequenino se faz um filminho

"À procura de mim no meio dos outros" é um concurso de curtas-metragens de animação dirigido a todos os alunos e respectivos professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.

Este concurso, com inscrições prévias abertas até 15 de Abril, procura incentivar a produção de filmes de animação pedagógicos dirigidos a crianças e produzidos com o seu apoio em torno da questão da identidade. Para além de alunos e professores, também poderão participar jovens e adultos desde que, na sua equipa, integrem pelo menos uma criança (com idade compreendida entre os 8 e os 12 anos).

Pretende-se contribuir com esta iniciativa para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e técnicas induzidas pela reflexão em torno do tema da identidade. Quem sou eu? Quem é o outro? Será que eu posso existir sem o outro? Serão as semelhanças mais importantes que as diferenças? Estas são algumas das questões que poderão servir de base ao desenvolvimento destas curtas-metragens. A aptidão mais importante deste concurso não é a perícia técnica de professores e alunos, mas sim o seu talento em contar uma história, a história de alguém ou algo que, para se encontrar, precisa dos outros - precisa de outros espelhos para além do seu. Podem fazê-lo de uma forma tão simples quanto o pensar na história, ilustrá-la (desenho, modelagem, colagem,...), fotografá-la (imagem a imagem) e editá-la. O importante é a imaginação.

Os filmes devem estar terminados até 5 de Julho próximo, altura em que a organização fará a selecção dos filmes que irão ser exibidos em sessão especial no AVANCA 2011. O filme premiado será exibido em 2012 na Conferência Internacional do SHARP.

Esta é uma iniciativa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e do Cine-Clube de Avanca / Festival Internacional de Cinema AVANCA 2011, no âmbito do projecto europeu "Sharp: a platform for SHaring and Re/Present", coordenado pela Universidade de Pavia (Itália). As informações sobre este concurso estão disponíveis em www.eunomeiodosoutros.blogspot.com

O Festival AVANCA'11 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Aveiro, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: