2 de março de 2011

Dois nomes eternos do Cinema no Fantas

O decano dos realizadores e patrono da Semana dos Realizadores do Fantasporto, Manoel de Oliveira, vai estar presente na Sessão Especial Comemorativa 150 anos do nascimento de Georges Méliès que hoje se realiza às 21.30h, no Pequeno Auditório, do Teatro Rivoli.

O Fantasporto comemora assim os 150 anos do nacimento deste pioneiro do cinema realizador de obras como "Viagem à Lua", por muitos considerado o criador do cinema fantástico, com a exibição de dois filmes inéditos em Portugal "Le Grand Méliès" de Georges Franju e "La Séance Méliès" de Jacques Nany.

A associação do Fantasporto a esta efeméride conta com a colaboração da Embaixada de França através da apresentação dos referidos filmes cujo destaque vai para o documentário "Le Grand Méliès" de Georges Franju, realizado em 1952. Este biopic incorpora inúmeros documentos raros a que Franju teve acesso na sua qualidade de director artístico da Cinemateca Francesa e conta ainda com a participação do filho de Georges Méliès, de Marie-Georges Méliès, mãe deste e Jeanne d’Alcy, a sua segunda mulher, uma grande actriz do mudo que, aos 90 anos, recorda de forma pessoal e intimista o marido.

1 comentários:

Bruno Cunha disse...

Vi-te no Fantas na sessão de Rabies.

Abraço
Frank and Hall's Stuff