4 de abril de 2011

Cartaz oficial do Festival de Cannes 2011

Cannes 2011


Comunicado oficial:
Esta fotografia de Faye Dunaway foi tirada por Jerry Schatzberg em 1970. Modelo de sofisticação e de graça intemporal, encarna um sonho de cinema que o Festival de Cannes deseja manter.

O cineasta nova-iorquino, laureado da Palma de Ouro para Scarecrow (O Espantalho 1973), começou a sua carreira como fotógrafo. O seu trabalho foi rapidamente notado, em particular a série de fotografias de Bob Dylan, tiradas nos anos sessenta: Schatzberg é, nomeadamente, autor do retrato do cantor que ornamenta a capa do seu álbum lendário Blonde on Blonde. No início dos anos 70, Schatzberg vira-se para o cinema. O seu primeiro filme, Puzzle of a Downfall Child (1970), revela um sentido do enquadramento e da luz excepcional num iniciante. Rapidamente se seguirão Pânico em Needle Park (1971), que revela Al Pacino, e Scarecrow, dedicados a Cannes.

Puzzle of a Downfall Child, no qual Faye Dunaway desempenha o papel principal, acabou de ser restaurado pelo estúdio Universal. Durante muito tempo ausente dos ecrãs, será apresentado em cópia restaurada durante o Festival de Cannes, na presença do realizador e da sua actriz. Em França, será distribuído por Carlotta no Outono de 2011.

A agência H5 realizou o cartaz e assina a criação gráfica do Festival 2011.


A 64ª edição do Festival decorre ente 11 e 22 de Maio, com Robert De Niro como presidente de júri da competição oficial, Michel Gondry a presidir na competição de curtas e Emir Kusturica como presidente no Un Certain Regard. o outro grande cargo oficial, o de mestre de cerimónias, foi entregue a Mélanie Laurent.
O último filme de Woody Allen, "Midnight in Paris", abrirá o festival e o realizador terá um tratamento especial aqui no Antestreia. A partir de dia conheceremos a restante selecção oficial.

0 comentários: