5 de abril de 2011

Cinema 100% digital

Está a chegar uma época em que tudo assenta nas tecnologias de informação. O simples circuito de um filme, desde rodagem e montagem até à projecção a partir deste trimestre será totalmente digital. Prós e contras existem sempre, mas é um passo gigantesco e vai seguramente causar uma pequena revolução.

A ZON Lusomundo Cinemas já está preparada para receber filmes e outros conteúdos de forma totalmente digital, sem necessidade de transporte e manuseamento de formatos físicos.

A maior cadeia de exibição de cinema em Portugal, que em 2010 terminou a digitalização das suas salas de Cinemas, (tendo-se tornado numa das 1ªs empresas no mundo a ser full digital), dá agora novos passos em termos de tecnologia e processos. A partir do 2º trimestre de 2011 todo o ciclo de distribuição dos filmes passa a ser realizado de forma 100% digital, via satélite ou linhas de alto débito, numa virtual private network, sem necessitar de correio internacional ou logística nacional.

A ZON Lusomundo Cinemas e XDC assinaram um acordo com a SmartJog, uma subsidiária da TDF Group, líder mundial na “entrega” de conteúdos digitais, que assegura um circuito fiável e seguro do DCP (Digital Cinema Package) dos grandes estúdios, laboratórios e distribuidores para as salas de cinema.

Esta evolução tecnológica fecha um ciclo de digitalização importante para a ZON Lusomundo Cinemas, depois do investimento na digitalização das suas salas (mais de 80 das quais com sistema 3D), que eliminou do circuito as bobines de 35mm e os 2 milhões de Kms de fita exibidos por ano.

Este é mais um passo inédito da ZON Lusomundo no nosso País, que permite ganhos de eficiência em termos de tempo, transporte, segurança, fiabilidade e arquivo dos conteúdos.

Esta solução inovadora já foi implementada em mais de 300 cinemas na Europa, em parceria com a SmartJog.

Com mais de 380.000 sessões de Cinema exibidas em 2010, a ZON Lusomundo é responsável pela gestão de 30 Complexos de Cinema com 217 Salas e foi pioneira no processo de digitalização da exibição de filmes e de plataformas 3D digital, contribuindo para a “revolução” tecnológica do Cinema em Portugal e para a melhoria da qualidade de som e imagem que exibe. Recorde-se que a ZON Lusomundo Cinemas tem alargado os eventos das suas salas digitais, diversificando o público-alvo, com a exibição de conteúdos alternativos como concertos e jogos de futebol em 3D e em HD. No próximo dia 25 exibirá a ópera Carmen em 3D.
A ZON Lusomundo Cinemas continuará na linha da frente em termos de evolução tecnológica e promete, para breve, mais novidades tecnológicas que contribuirão para novos e melhores Serviços ao Cliente.

0 comentários: