28 de abril de 2011

A Festa do Cinema Francês continua

A Festa do Cinema Francês é um evento incontornável do nosso cinema. O que poucos saberão é que os responsável por esse ciclo organizam todos os meses sessões de cinema com temas variados.

O Institut français du Portugal propõe, ao longo do ano, projecções de longas e curtas-metragens francesas (ficção e documentário) no âmbito de ciclos de cinema mensais ou durante a Festa do Cinema Francês.

Todos os meses, Institut français du Portugal apresenta quer filmes recentes quer grandes clássicos do cinema francês reunidos:

¤ No âmbito de ciclos de autor (ex. Tony Gatlif, Jean Rouch, Arnaud Desplechin, Marguerite Duras…)
¤ No âmbito de ciclos temáticos: as sessões são geralmente seguidas de debates com o público na presença de personalidades convidadas.

Alguns ciclos do IFP podem viajar pelo país e ser objecto de apresentações públicas, fora de portas.

A Festa do Cinema Francês é organizada no Outono pelo Institut français du Portugal, em diversas cidades.

Desde a sua criação em 2000, a Festa do Cinema Francês, tem apresentado todos os anos, com a colaboração ds distribuidores portugueses, uma selecção de longas-metragens em antestreia e acolhido muitos convidados excepcionais, entre os quais : Sophie Marceau, Isabelle Adjani, Fanny Ardant, Jeanne Balibar, Josiane Balasko, Louis Garrel, Agnès Varda, Costa-Gavras e Agnès Jaoui.

Em 2009, por ocasião do 10º aniversário do festival, 150 projecções foram organizadas em 9 salas através do país, reunindo 28.769 spectateurs e colocando-o assim entre os mais importantes festivais de cinema em Portugal.


Em Maio o tema será a cidade de Paris.

"PARIS NO CINEMA" é o novo ciclo de cinema que pode ver todas as segundas-feiras do mês de Maio, de 2 a 30, no Institut français de Portugal, sempre às 19h00. A entrada é livre e os filmes são legendados em português.
São cinco filmes de referência ao ritmo da Paris de hoje.

Já na próxima segunda-feira, dia 2 de Maio, pode-se ver ou rever o filme de Christophe Honoré "Les Chansons d'Amour" com Louis Garrel, Ludivine Sagnier e Chiara Mastroiani que fez parte da selecção oficial do festival de Cannes em 2007.

Seguem-se:
Dia 9 - "L'esquive" de Abdellatif Kechiche, César do Cinema francês 2005 - Melhor Filme, Melhor revelação feminina, Melhor realizador, Melhor argumento original . E ainda uma Menção Honrosa no festival Internacional do Filme de Stockholm.
Dia 16 - "Renaissance" de Christian Volckman
Dia 23 - "Changement d'adresse" de Emmanuel Mouret. Presente na Quinzena dos Realizadores, Festival de Cannes 2006.
Dia 30 - "Andalucia" de Alain Gomis. Prémio de Interpretação masculina (Yacine Samir) Bayard d'Or no Festival do Filme Francéfono de Namur. Prémio do público "Entrevues" no Festival do filme de Berlim 2007.



Para os interessados a morada é Avenida Luís Bívar 91, Lisboa.

0 comentários: