26 de abril de 2011

FESTin começa hoje


O FESTin 2011 - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem hoje início. Para este dia estão programadas diversas atrações que celebram o cinema lusófono.

O filme de abertura é o "Lixo Extraordinário", com co-produção brasileira, dirigido por João Jardim, Lucy Walker, e Karen Harley, com produção executiva de Fernando Meirelles. O documentário enfoca o trabalho do artista plástico brasileiro de renome internacional, Vik Muniz, que elaborou obras a partir de sua convivência com os trabalhadores do maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gamacho, no Rio de Janeiro. O documentário foi nomeado para o Oscar deste ano na categoria de melhor documentário. A abertura vai contar com a presença do artista plástico Vik Muniz e do realizador João Jardim. O evento que realizar-se-á ás 21:00, no Cinema São Jorge, contará com um cocktail e DJ set após a exibição do filme.

Outras sessões estão previstas antes da abertura com curtas-metragens que começam a ser exibidas a partir das 16h. Dentre elas destaca-se o filme "Simpatia do Limão" que contará com a presença do realizador, Miguel Oliveira, conta a história de Joana que vai a uma cartomante para que ela traga o seu marido de volta; o curta-metragem "Dina", filme moçambicano realizado por Mickey Fonseca, vencedor do Prémio de Melhor Curta-Metragem de África no African Movie Academy Awards 2011; e o curta guineense "A pegada de todos os tempos" da realizadora Flora Gomes que mostra uma fábula sobre a tradição e a modernidade.

Além de produções brasileiras, moçambicanas e guineenses, também poderão ser vistas produções portuguesas e angolanas neste dia.

O FESTin 2011 realizar-se-á até o dia 01 de Maio, confira a programação no site: http://www.festin-festival.com.

0 comentários: