30 de abril de 2011

"Outlander" por Nuno Reis

Dois anos depois da passagem pelo Fantasporto e de algumas distribuições limitadas pelo mundo fora chegou às nossas salas comerciais "Outlander". Sem que o filme alguma vez merecesse o destaque de ter estreia comercial, talvez tenha sido a aproximação da chegada de "Cowboys & Aliens" que motivou o lançamento deste "Vikings vs. Alien". Se a ideia era mostrar que tinham feito a mesma história três anos antes correu mal, porque não só a fizeram mal como o livro que inspirou o novo projecto é anterior.

Kainan despenhou na Terra no início do século VIII, numa região que hoje é conhecida por Noruega. Na sua nave vinha também uma criatura conhecida como Moorwen que aproveitou para escapar. Na busca pelo monstro passa por uma aldeia totalmente destruida e queimada. Ele sabe o que fez aquilo e sabe que tem de deter Moorwen o mais depressa possível, mas pode não ter armamento que chegue. Para piorar as coisas é capturado pelos nativos e, por ser um estranho, é acusado do atentado. Apesar de um aparelho lhe permitir falar a língua, vai ter de provar a sua inocência e ganhar a confiança dos vikings porque só unidos poderão derrotar o monstro vindo do espaço antes de serem todos dizimados e o planeta colonizado por uma espécie invasora.

Quem quiser ver um filme repleto de selvagens, mortes e mutilações sangrentas, com seres criados por CGI tem aqui uma boa oportunidade. A componente bélica do filme é realmente forte e bem coreografada, assim como a fotografia. O problema é que quando se tem estrelas como Jim Caviezel, Ron Perlman e Jonh Hurt e a sinopse diz que há guerreiros e extraterrestres se imagina logo um cruzamento de "Braveheart" com "Predator". Pode ter semelhanças, mas falta-lhe muito para chegar a esse nível. O argumento é cliché e o filme no seu todo é mais um desperdício de tempo do que entretenimento (e a criatura parece mais da família do Alien do que de um Predator).

OutlanderTítulo Original: "Outlander" (Alemanha, EUA, 2008)
Realização: Howard McCain
Argumento: Howard McCain, Dick Blackman
Intérpretes: Jim Caviezel, Sophia Myles, Jack Huston, John Hurt, Ron Perlman
Música: Geoff Zanelli
Fotografia: Pierre Gill
Género: Acção, Aventura, Ficção-Científica
Duração: 115 min.
Sítio Oficial: http://www.outlander-themovie.com/

2 comentários:

Nuno Pereira disse...

Discordo um pouco da tua analise... é claro que Outlander n é uma novidade neste batido género de filmes no entanto têm todos os ingredientes destes e para agradar a adeptos destes filmes.

Ser cliché por vezes é uma mais valia. E quanto ao Moorwen é a melhor criatura do cinema americano após os Aliens e Predators... sem qualquer duvida.

Outlander pertence a um género de filme que muito me atrai... e eu gostei bastante dele.

Pelo contrario, tenho imensas reservas com o Cowboys and Aliens :)

Nuno disse...

Eu apreciei elementos do filme, só não apreciei a totalidade.

Em 2007 o Fantas tinha passado "The Host" e em 2 anos descer para isto desiludiu-me. Foi o pior filme que vi nessa edição.

Concordo que o monstro é bom, mas este filme é uma vergonha comparado com os que se fizeram nos 70 e 80 sem tantos recursos.