14 de junho de 2011

"Conto do Vento" vence no Porto7 e convence em Annecy

Abaixo o comunicado Cine-Clube de Avanca relativo aos êxitos recentes desta produção:

O filme de animação "Conto do Vento" de Cláudio Jordão e Nelson Martins, produzido pelo Cine-Clube de Avanca, Filmógrafo e Kotostudios, acaba de ser adquirido em Annecy para exibição nas salas de cinema em França.
Este filme, ganhou também este fim-de-semana, o Prémio Animação no Porto 7 – Festival de Curtas-metragens do Porto, distinção atribuída por um júri internacional constituído pelo cineasta Tanel Toom (nomeado este ano para o Oscar da Curta-metragem), o cineasta brasileiro Igor Spacek e Edson Beleza do Festival de Cinema de Atibaia no Brasil.

Seleccionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Animação de Annecy, "Conto do Vento" esteve igualmente em destaque no MIFA – Marché Internacional du film d'Animation que anualmente acompanha e complementa o festival desta cidade francesa.
O Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo, com stand próprio no mercado, promoveu não só este filme como as mais recentes séries de animação produzidas em Avanca, nomeadamente “Vamos Cantar” de Vitor Lopes e Carlos Cruz e “Brincarolas” de Graça Gomes, dando ainda visibilidade à extensa lista de filmes portugueses de animação produzidos em Avanca.

"Conto do Vento" irá estrear nas salas de cinema francesas como complemento a filme de longa-metragem, num circuito de cinema comercial de qualidade, que em França tem o nome de "salas de arte e ensaio". Em França a lei do cinema obriga os exibidores a passar uma curta-metragem antes de uma longa, pelo menos numa das sessões cinematográficas do dia, o que tem permitido à França um forte desenvolvimento na sua produção mas também a possibilidade de exibir os melhores filmes de curta-metragem produzidos em todo o mundo.

Tendo estreado no Festival de Cinema AVANCA 2010, "Conto do Vento foi Prémio Revelação no Caminhos do Cinema Português e seleccionado, entre outros, para a competição internacional do Festival de Montevideo (Uruguai) e do European Independent Film Festival - ECU 2011 em Paris.

O filme, produzido numa surpreendente animação 3D, passa-se numa aldeia portuguesa do interior norte e inspira-se livremente no legado popular das figuras de um certo artesanato nacional.
A história do filme fala-nos de Salva, uma menina feliz, com uma relação muito especial com a natureza, que vive na floresta do outro lado do rio, com a sua mãe Ábia.
Mas um dia, os homens e as mulheres da aldeia acusam a sua mãe de bruxaria. Salva, impotente, assiste à queima de sua mãe por entre a esteria popular.
Anos mais tarde, o medo que os aldeões tinham à sua mãe é o mesmo que os move contra ela.

Entretanto, no Festival e no MIFA de Annecy, concretizaram-se vários convites para a exibição deste filme em festivais de Europa e da Coreia do Sul.
Também os filmes "Um Gato Sem Nome" de Carlos Cruz e "O Relógio de Tomás" de Cláudio Sá, ambos produzidos em Avanca, foram convidados para vários festivais.

"Conto do Vento" foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP.

0 comentários: