3 de agosto de 2011

"Captain America: The First Avenger" por Gustavo Martín


Esta semana chega aos cinemas a tão aguardada "Capitão América: O Primeiro Vingador", mas o correspondente Cine+Comics em Madrid, Gustavo Martín teve a oportunidade de a ver antes dos restantes. Aqui lhes deixamos a sua crítica, enquanto nós teremos de continuar à espera para a ver.

Baseado nos comics da famosa personagem Marvel, Capitão América. O filme foi produzido pela Paramount Pictures e dirigida pelo realizador Joe Johnston (Jumanji, Jurassic Park 3, The Wolfman). Os actores principais são Chris Evans (Capitão América), Hugo Weaving (Red Skull), Tommy lee jones (Coronel Chester) e Hayley Atwell (Peggy). O argumento é de Christopher Markus, Stephen McFeely e Joss Whedon. E a produção é de Kevin Feige.

Steve Rogers (Chris Evans) é um rapaz doente que deseja juntar-se ao exército dos EUA paracombater os Nazis na Segunda Guerra Mundial, como fizeram o seu pai e avô em guerras anteriores. Apesar de ser um jovem débil não suporta a injustiça e faz frente a qualquer a valentão, ainda que a sua fraca constituição o faça ser espancado.
Numa feira organizada pelo exército americano para alistar recrutar conhece o doutor Abraham Erskine (Stanley Tucci), que reconhecendo o seu valor e dedicação, lhe dá a oportunidade de se submeter a uma experiência científica para desenvolver o corpo e se converter num super-homem.
Na Alemanha Nazi encontra-se a sua antítese, um cientista louco, Johann Schmidt também conhecido como Caveira Vermelha, pretende criar um exército e conquistar o mundo. Nesse momento começa a luta entre o bem e o mal: Steve Rogers defendendo os valores americanos e Caveira Vermelha, um ser imoral que não pára por nada para conseguir os seus objectivos.

Crítica de "Capitão América: O Primeiro Vingador": O filme está ambientado na América de 1942 durante a Segunda Guerra mundial, está repleta de acção e de efeitos especiais, que não deixam espaço para o aborrecimento. O bem e o mal estão completamente diferenciados em dois lados, o que não deixa margem para dúvidas sobrem quem deveria ganhar e quem deveria perder. Ainda que esta personagem tenha conseguido os seus poderes por meio de experiências científicas o mais importante são os seus valores, a sua nobreza e a sua persistência ao enfrentar situações adversas. Qualidades que já tinha quando era um franganote.

Os protagonistas cumprem perfeitamente e as dúvidas que poderiam existir sobre se o actor Chris Evans depois de ter interpretado Johnny Storm do Quarteto Fantástico podia dar o salto para Capitão América, desfazem-se ao vê-lo em acção na pele do Capitão, mas se fosse para destacar alguma interpretação destacaríamos como sempre o magistral Hugo Weaving. Também não faltam as piscadelas de olho ao resto do universo Marvel como a aparição de Howard Stark, pai de Tony Stark (Iron Man) ou a aparição do primeiro companheiro do Capitão, Buck, ainda que apareça de uma forma renovada, se nos comics era o equivalente ao Robin de Batman, uma criança com máscara, nofilme de Johnston, é uma versão mais adulta e até à transformação de Steve Rogers no Capitão América exerce de certa forma o papel de irmão mais velho dele.

Não poderíamos deixar de destacar a magnífica partitura de Alan Silvestri (Regresso ao Futuro) que conseguiu perfeitamente dar o ar épico e heróico à história..

É uma história simples, mas divertida. Não é um filme feito para pensar, mas sim para disfrutar da acção e dos efeitos especiais e para passar um bom bocado no cinema com um refrigerante e umas pipocas.



Captain America: The First AvengerTítulo Original: "Captain America: The First Avenger" (EUA, 2011)
Realização: Joe Johnson
Argumento: Christopher Markus, Stephen McFeely (baseadso nas histórias de Joe Simon e Jack Kirby)
Intérpretes: Chris Evans, Hayley Atwell, Hugo Weaving, Tommy Lee Jones, Sebastian Stan, Dominic Cooper, Samuel L. Jackson, Stanley Tucci
Música: Alan Silvestri
Fotografia: Shelly Johnson
Género: Acção, Aventura, Ficção-Científica, Thriller
Duração: 124 min.
Sítio Oficial: http://captainamerica.marvel.com/

3 comentários:

Delfina disse...

Fui ver este filme ao cinema no fim de semana passado. Disfrutei muito, a Hayley Atwell estava muito bonita, que deu gosto.

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Gostei bastante do filme 4*

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

:)