21 de agosto de 2011

"Konferenz der Tiere" por Nuno Reis

Estava a deixar de ser uma regra implícita da animação para crianças ter animais que falassem. Talvez porque já tinha sido tudo feito. Mas de repente os animais voltam em força e numa história que também não é original. A acção tem lugar na savana e os protagonistas incluem um suricate, um leão, nada de javalis, e alguns animais um pouco invulgares para o lugar como tartarugas das Galápagos, uma ursa polar, um galo, um canguru e um demónio da Tasmânia. O que parecia uma simples missão de recuperar o rio que uma vez por ano reabastece os lagos, torna-se na aventura de uma vida. Vão enfrentar o desfiladeiro da morte, as armas do homem e as delícias de um resort.

A história não tem absolutamente nada de novo. Tem erros crassos como a águia americana (daí o nome) fazer parte da fauna africana, mas como os papéis de liderança são assumidos pelo galo francês e pela elefante loura de nome Angela os americanos precisavam de algo deles em destaque.
A dobragem para português é horripilante. Ignorando as vozes de Jim Broadbent, Vanessa Redgrave, Stephen Fry, James Corden e Andy Serkis entre muitos outros (que me desculpem os apologistas do original, mas fiquei maravilhado com o elenco da versão inglesa) optaram por uma dobragem tão banal como as habituais recorrendo a José Raposo, Diana Chaves, Rui Unas e os vencedores de um passatempo feito com a SIC K. Tem a vantagem de ter sido feito em cima do joelho e portanto incluir frases recentes como “sócio, agora estou concentradíssimo”, mas por vezes cai em exagero como no duelo búfalos/rinocerontes tornado em mais um episódio ridículo de clubite, que associado ao sotaque nortenho de todas as personagens parolas em nada dignifica a pós-produção feita por Lisboa.
Falhou ainda na componente musical. Quem cresceu a ver dobragens Disney está mal acostumado. Saímos do filme sem uma única música na cabeça porque tem poucas originais e a única em português é francamente má.

A nível de mensagem a intenção era excelente, mas faltou um pouco mais de imponência. De louvar as belíssimas homenagens cinematográficas feitas na última conferência, um remate grandioso para um filme que é absolutamente recomendado a todas as crianças. Infelizmente só encontrei versão portuguesa e 3D.

Konferenz der TiereTítulo Original: "Konferenz der Tiere" (Alemanha, 2010)
Realização: Reinhard Klooss, Holger Tappe
Argumento: Reinhard Klooss, Oliver Huzly, Klaus Richter, Sven Severin (livro de Erich Kästner)
Intérpretes: Pedro Timóteo, José Raposo, Rui Unas, Diana Chaves
Música: David Newman
Género: Animação, Família
Duração: 93 min.
Sítio Oficial: http://www.valentim.pt/animaisunidos/

0 comentários: