7 de setembro de 2011

Eventos especiais no MotelX


Tem hoje início o MotelX 2011. Além dso filmes que podem consultar no gadget seguinte, há também uma série de eventos paralelos. Aqui fica o que podem esperar de cada um deles nas palavras dos próprios.



Lobo Mau


O MOTELx vai de novo contar com um workshop especial para o público mais jovem. A secção Lobo Mau está de volta com um novo formato e, desta vez, em parceria com o Museu da Marioneta.

Os vampiros e os lobisomens vão passar a fazer parte do passado. Agora, as novas personagens que vão arrepiar até os mais corajosos, são os assustadores trolls!

O desafio proposto é inspirado no filme «The Troll Hunter» (Noruega, 2010, 90'). Para o efeito, o MOTELx, em parceria com o Museu da Marioneta, criou um workshop especial para jovens entre os 13 e os 16 anos que consiste na elaboração de trolls aterradores.

A secção Lobo Mau terá início no dia 6 de Setembro, pelas 11h00 no Cinema São Jorge. A abrir as hostes desta aventura estará a exibição do filme «The Troll Hunter». Depois desta sessão especial os participantes serão convidados a descer até ao laboratório do Museu da Marioneta onde, ao longo dos quatro dias que se seguem, recriarão os mais arrepiantes trolls. O resultado impressionante deste workshop de terror será apresentado ao público do MOTELx nos dias 10 e 11 de Setembro, no Cinema São Jorge.

Datas
6 a 9 de Setembro de 2011

Noite de Jogos de Terror



A Noite de Jogos de Terror é um evento dedicado ao mundo dos jogos de tabuleiro (board games), aos jogos de miniaturas e aos role playing games (RPG), sempre com o terror como pano de fundo.

Na penumbra da Sala 2 do Cinema São Jorge estarão diversas mesas, com vários tipos de jogos, à disposição dos visitantes que se aventurarem a entrar. Em cada mesa decorrerá um jogo diferente e haverá um responsável que nos explicará a mecânica e as regras do desafio. Algumas mesas serão destinadas a demonstrações de jogos, que se iniciarão a horas pré-estabelecidas. Os jogos de tabuleiro e os jogos de miniaturas serão jogos de estratégia simples, onde os jogadores se dispõem à volta de uma mesa e movimentam figuras, cartas ou outro tipo de suporte. Os role playing games partem de uma história contada por um GameMaster, onde cada jogador incorpora uma personagem com liberdade total de acção, dentro de um tema e onde não existe suporte físico. O limite é a imaginação.

A Noite de Jogos de Terror é organizada em parceria com o Clube de Jogos – Carnide, um clube criado com a missão de promover e divulgar iniciativas relacionadas com jogos de tabuleiro, miniaturas e RPG, destinado ao público em geral de todas as idades. Mais informações em www.clubedejogos.com.


Sábado, 10
18h30-05h00
Sala 2
Entrada Livre


Painel de Discussão - Cinema de Terror Português


A propósito dos cinco anos de festival e da 3ª edição de Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa propomos debater um tema muito concreto: cinema de terror português. Será que existe? Como se caracteriza e o que podemos esperar no futuro?

Estarão presentes Tiago Guedes («Coisa Ruim», «Noite Sangrenta»), Filipe Melo («I'll See You In My Dreams»), Edgar Pêra («O Barão»), Paulo Leite (produtora Bad Behavior), Patrick Mendes(«Sangue Frio », vencedor do Prémio MOTELx 2009), Fernando Alle («Papá Wrestling », menção especial MOTELx 2009), João Alves («Bats in the Belfry », vencedor do Prémio MOTELx 2010, Francisco Carvalho («Nocturna », menção especial MOTELx 2010).

A par dos convidados presentes serão exibidos excertos ilustrando o percurso de cada um na cinematografia de terror.


DOMINGO 11
17h15
Sala 2
Entrada Livre *


Masterclass Eli Roth



No último dia do festival o convidado especial do MOTELx 2011 estará presente na Sala 2 do Cinema São Jorge para uma masterclass imperdível. Eli Roth irá falar sobre o famigerado torture porn, sobre a sua experiência em «Death Proof» e «Inglourious Basterds» e sobre o futuro do cinema de terror.

DOMINGO 11
19h15
Sala 2
Entrada Livre *

0 comentários: