24 de setembro de 2011

Festa do Cinema Francês 2011


Daqui a alguns dias tem lugar a Festa do Cinema Francês. Este ano decorre ao longo de um mês (6/10 a 8/11) em Almada, Coimbra, Faro, Guimarães, Lisboa e Porto. Tem uma escolha muito boa de clássicos em um especial de animação com 3 trabalhos de Chomet, mas destacaria o ciclo que vai ser feito da RTP2 aos sábados de 1 a 29 de Outubro com sessões duplas de Resnais, Godard, Bresson, Truffaut e Demy. Quanto a antestreias, aqui está a lista:


THE ARTIST de Michel Hazanavicius
2011 | Drama | 1h40
Hollywood 1927. George Valentin (Jean Dujardin) é uma estrela do cinema mudo. A chegada dos filmes sonoros compromete a sua carreira e vai fazê-lo cair no esquecimento. Mas é ainda enquanto actor famoso, que se cruza com Peppy Miller (Bérénice Béjo), uma jovem figurante, para quem só o céu parece ser o limite.


DE VRAIS MENSONGES de Pierre Salvadori
2010 | Comédia dramática | 1h45
Emilie (Audrey Tautou) recebe uma bonita, inspirada e anónima carta de amor. Deita-a fora mas de repente percebe que a carta poderia ser uma forma de ajudar a mãe (Nathalie Baye), deprimida desde que o marido a abandonou. Acaba por reenviá-la também anonimamente à mãe, envolvendo-as, assim como ao secreto remetente, o seu empregado Jean (Sami Bouajila), numa série de equívocos e de mal-entendidos.


LE MOINE de Dominik Mol
2010 | Drama | 1h41
O irmão Ambrósio (Vincent Cassel) é um pregador admirável, de um fervor e de uma intransigência a toda a prova, que conduz espiritualmente um convento espanhol de monges capuchinhos em meados do século XVII. Abandonado à nascença às portas desse mesmo convento, educado pelos monges e dotado de um carisma que chama multidões, Ambrósio pensa estar a salvo das tentações. Mas a chegada ao convento de um noviço misterioso vai semear a dúvida e conduzi­lo a um destino trágico.



LE DERNIER VOL de Karim Dridi
2009 | Aventura | 1h34
Em 1933, um aviador que tentava bater um record na ligação de Londres à Cidade do Cabo perde-se no deserto do Sahara. A sua intrépida companheira Marie (Marion Cotillard), também aviadora e aventureira, obstina-se a procurá-lo deserto adentro. Quando aterra junto de uma companhia militar francesa, a braços com uma rebelião tuaregue, desencadeia um conflito de hierarquia entre o capitão Vincent (Guillaume Marquet), que se recusa a ajudá-la, e o tenente Antoine (Guillaume Canet), que decide partir com ela.


HH, HITLER À HOLLYWOOD de Frédéric Sojcher
2010 | Documentário | 1h26
A actriz e realizadora Maria de Medeiros prepara um documentário sobre a actriz francesa Micheline Presle, que começou a filmar nos conturbados anos 30. Micheline fala-lhe de um tal Luis Aramcheck, misteriosamente desaparecido em 1946, com quem filmou em 1939, "Je ne vous aime pas", cujo rasto também se perdeu. Em busca desse filme, Maria de Medeiros descobre a existência de um outro absolutamente desconhecido, "Hitler à Hollywood" … Ela não sabe que está a pôr a sua vida e a de outros em perigo… Porque esse é o filme que podia ter mudado a história do cinema mundial e criado problemas aos grandes estúdios de Hollywood!



NI À VENDRE, NI À LOUER de Pascal Rabaté
2011 | Comédia | 1h17
Chega finalmente o fim-de-semana e toda a gente vai para a costa. Dois reformados num carro, a passo de caracol, com uma casa tão grande como um selo dos correios, cruzam-se com um casal de punks apaixonados que vivem numa casa desenhada na areia. Dois impostores jogam golfe perto de um cortejo fúnebre. Um vendedor de guarda-chuvas encontra-se com a sua dominadora numa pensão e a vida de dois casais infelizes é virada do avesso, por um papagaio de papel perdido. São muitos os encontros, estranhos e engraçados, que acontecem numas férias na praia. O filme é uma homenagem ao clássico de Jacques Tati, "As Férias do Sr. Hulot".


LES FEMMES DU 6ÈME ÉTAGE de Philippe Le Guay
2011 | Comédia | 1h46
Jean-Louis (Fabrice Luchini) é um corretor da bolsa rigoroso e bom pai de família. O típico burguês a chegar à meia-idade e a sentir-se encurralado na Paris dos anos 60. Até descobrir, por intermédio de Maria (Natalia Verbeke), a jovem empregada que lhe limpa a casa, as vizinhas do sexto andar. É este bando de mulheres-a-dias espanholas, exuberantes e desprendidas, que lhe vai mostrar que as maneiras e a austeridade do seu meio não são a única forma possível de viver a vida. Mas aos 45 anos poder-se-á ainda mudar de vida ?

Para mais informações, http://www.festadocinemafrances.com.

0 comentários: