10 de setembro de 2011

"José e Pilar" candidato nacional aos Oscares

Aconteceu. O documentário sobre o nobel nacional José Saramago foi o escolhido para representar Portugal perante a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas Americana. Ainda terá de passar por alguns crivos nos EUA, normalmente reduzem a lista a 65, depois a uma dúzia e por fim os almejados cinco nomeados.
O comentário publicado na página do ICA (que me lembre é a primeira vez que aí anunciam) é muito singelo.
O documentário, estreado em Portugal, Espanha e Brasil, estreará também, de acordo com a produtora Jumpcut, nos EUA.
A escolha deste filme foi feita por uma comissão, composta por representantes de associações do sector, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas.

No fundo nunca saberemos o que os levou a escolher esse filme e a divulgar tão cedo a escolha. Terá sido a pressão de uma petição que se aproximava dos 2500 portugueses pedindo que fosse esta obra sobre ser um português do mundo e sobre o Amor a representar-nos? Sem isso teriam tido consciência do gosto do povo? E terão sido influenciados por ela?

Os 2500 votos por si só não são um número muito expressivo. Importante é o facto de essas pessoas terem visto um filme português e terem gostado. Um filme em torno do qual se reuniram a retratada Pilar del Rio, o realizador Miguel Gonçalves Mendes, os espectadores, alguns jornais e programas de televisão e em especial os blogues. Não se pode dizer que algum destes formatos tenha tido mais importância do que os outros na divulgação da petição, mas se chegarmos às nomeações é ao Tiago que vou dar os parabéns, por ter dado o pequeno passo com que começou esta jornada.

Resta esperar que a estreia dentro de dias nos EUA signifique também uma nomeação para Melhor Documentário. Em qualquer dos casos as coisas não voltariam a ser iguais para o nosso cinema.


PS: Se isto funcionar até sei que petição farei para o ano.

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Eu depois faço uma para te levar a Cannes com tudo pago! :D

:D Obrigado pelas palavras. Óbvio que a petição não foi o motivo da decisão - acredito no mérito do filme - mas acho que conseguiu criar o mediatismo em redor da indicação. Fiquei feliz.

Nuno disse...

O importante é que se falou. Sabes que pôr os portugueses unidos a favor de algo é muito difícil, só se mexem se for para dizer mal.

Digamos então que apostaste no mais provável e ganhaste. Mesmo assim ficaste com o mérito de teres escolhido algo de forma inequívoca e de teres dito alto que era o teu escolhido. E de ser o primeiro a fazê-lo.