27 de novembro de 2011

Livro "The Hunger Games - Catching Fire" por Nuno Reis

De onde veio
Comprado em simultâneo com os restantes.

A história
Se não leram o primeiro isto será um gigantesco spoiler
Passou quase um ano desde a 74ª edição dos Jogos da Fome. Katniss e Peeta estão entre amigos e escusam de disfarçar pelo que as suas vidas voltaram ao normal, mas em casas melhores. Até que o Presidente Snow em pessoa vem falar com Katniss e lhe diz que não era suposto ela ter dado a volta ao jogo e irá agora sofrer por causa disso.
Katniss pode ter sobrevivido aos jogos uma vez, mas o que fará se tiver de enfrentar campeões? Se tiver mesmo de matar Peeta? Desta vez ela está decidida a sacrificar-se por Peeta. Mas não só Peeta tem um plano diferente como Cinna acha que a sacrificá-la é melhor que seja por uma causa maior. O mimo-gaio vai-se fazer ouvir em todo o império!

Interesse
O facto de conhecermos as personagens e o seu mundo, de sabermos que não nos podemos apegar a ninguém pois todos podem a qualquer momento morrer... Para quem gostou do primeiro o regresso a Panem é doloroso, mas irresistível.

Narrativa
Os tributos eram vistos como os eleitos a quem o mundo era entregue de mão beijada, mas ficamos a ver que tanto faz terem ganho os jogos há cinquenta anos ou há dez meses, continuam a ser pessoas oprimidas, sem liberdades mínimas. Colocar um lote variado de vencedores de regresso para morrer num tabuleiro do jogo onde foram sobreviventes é uma amarga ironia.
Pelo estilo narrativo, pela sucessão de acontecimentos e pela fluidez forçada é o volume mais parecido com qualquer outra obra juvenil que queira ser polémica. No entanto é a mais fiel ao espírito da trilogia e faz uma ponte perfeita entre o primeiro e o terceiro. Tanto que apesar de ser um só com o terceiro quando o acabei consegui fechar para descansar porque estava plenamente satisfeito.
No geral foi o meu favorito dos três. As mortes não são tão selvagens, há espírito de equipa, um objectivo comum... Nota-se que as personagens cresceram e amadureceram. Já percebem o mundo em que vivem e Katniss em vez de simplesmente agir contra a lei começa a pensar sobre como acabar com aquela ditadura sem que a família sofra as consequências.

Edição
Único livro em que não reparei em detalhes menores. Podia ser da hora avançada, mas não encontrei qualquer erro.

Título: Catching Fire/Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Data publicação original: 01-09-2009
Em Portugal: 06-10-2010
Género: Drama,Ficção-Científica
Preço: 15
ISBN: 978-972-23-4442-5
Edição:
Tradução: Jaime Araújo

0 comentários: