5 de janeiro de 2012

Avanca 2011 chega ao Japão em 2012


Por falar em catástrofes, dentro de alguns dias o Japão reeditará Avanca 2011 a propósito do terramoto de Março passado (magnitude 9.0). Seria caso para dizer "há males que vêm por bem", mas Avanca chegaria lá de qualquer das formas.

No ano em que o Festival AVANCA 2012 comemora 15 anos e realiza a sua 16ª edição, filmes e conferencistas que participaram no festival de 2011 reencontram-se em Tóquio no evento “Film and the Body in crisis”, a decorrer durante o próximo dia 14.

Sendo um festival de cinema e um simpósio, este evento é organizado pela Universidade Meiji de Tóquio, uma das maiores e prestigiadas universidades japonesas.

Procurando debater a imagem do corpo no cinema num mundo em crise, o simpósio relembra 11 de Março de 2011, quando um terramoto destruiu e provocou uma série de acontecimentos devastadores de pessoas, bens e tranquilidade. Segundo Philip Zitowitz, Professor Catedrático da Universidade de Meiji e mentor do Simpósio, “Catástrofes colocam o corpo humano sob um stress extremo; de igual modo a imagem do corpo no cinema tem estado sob constante ataque, criando, segundo os teóricos do cinema, um corpo em crise, a viver em paralelo com um mundo em crise”.

A organização japonesa convidou 16 conferencistas e cineastas que estiveram no AVANCA 2011 e que oriundos dos 5 continentes, trarão contributos para o tema do simpósio. Entre os convidados estão o director do AVANCA 2012 António Costa Valente e o cineasta português Costa e Silva. Intervêm ainda vários cineastas e críticos de cinema do Japão.

O evento irá exibir e debater vários filmes portugueses que tiveram a sua estreia mundial nas edições anteriores do Festival de Avanca, nomeadamente: “Conto do vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, “O voo da papoila” de Nuno Portugal, “1111” de Costa e Silva e “O bebé” de Mohammadreza Hajipour.

Serão ainda exibidos os filmes “Broken clouds” de Yuri Alves (USA), “The son” de Jan Wagner (Polónia), “voiceS” de Peter Bebjak (Eslováquia), “Don't be afraid of the dark room” de Kuba Czekaj (Polónia) e “360º” de Maja Djokic (Espanha). Todos estes filmes tiveram estreia no nosso país no decorrer do “AVANCA 2011 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

O AVANCA acontece todos os anos no final de Julho, em Avanca (Concelho de Estarreja e Distrito de Aveiro). Sendo habitualmente uma organização do Cine-Clube de Avanca com a Câmara Municipal de Estarreja, conta com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: