2 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012 em detalhe

Este fim-de-semana terá início o especial Fantas 2012 no blog. Até lá, pdoem ir lendo as diversas notas que foram lançadas para a imprensa:

O Fantasporto é sempre palco todos os anos de antestreias europeias e mundiais. São sempre muitos os produtores e realizadores que querem estrear o seu filme no Festival Internacional de Cinema do Porto. É uma aposta forte no nosso festival que só reflecte a qualidade pela qual nos regemos há mais de 30 anos. Este ano contamos com uma mão cheia de filmes para apresentar. Desde o novo filme de Mick Garris "Bag of Bones" com Pierce Brosnan à mais recente obra de Artur Serra Araújo, que conhecemos de “Suicídio Encomendado”.

Será assim no Fantasporto que estes novos filmes serão testados perante o público, indústria e júris. A reacção de todos os agentes do meio cinematográfico é fulcral para o sucesso das obras. Veja-se o caso do filme “Rabies” dos israelitas Aharon Keshales e Navot Papushado. Depois da estreia no Fantasporto o filme trilhou uma rota de sucesso pelo resto do Mundo. O Fantasporto continua a receber mensagens de agradecimento destes dois realizadores que já estão a trabalhar no segundo filme, depois do excelente acolhimento que "Rabies" teve no Fantas.
Com grande orgulho o Fantasporto vai apresnetar em estreia mundial o mais recente filme de Artur Serra Araújo, o realizador de “Suicídio Encomendado”. Manuela é uma sensual delegada de propaganda médica. Vive habituada a trilhar os caminhos da infidelidade, envolvendo-se inconsequentemente com médicos. Suspensa entre o sonho de um grande amor e uma vida de conforto, oscila num limbo entre um homem, que tem ataques de pânico cada vez que se apaixona, e um terrorista romântico que jamais perdoará uma traição.
Num registo mais fantástico está a mais nova produção de Mick Garris – “Bag of Bones”. Prémio Carreira do Fantasporto 2011, e realizador de, entre outros, “Sonâmbulos” baseado em Stephen King”, “A Mosca 2” e das séries TV “Contos Assombrosos” e “Masters of Horror” dirige agora Pierce Brosnam (“GoldenEye”, “007 – Morre Noutro Dia”) na adaptação para cinema de uma mini série de terror, mais uma vez, baseada numa obra de Stephen King.
Destaque, também, para o regresso de Julian Richards à realização. Actualmente director de uma produtora, a Jinga Films, o público do Fantasporto conhece-o de filmes como “Darklands” (Prémio Especial do Júri do Fantasporto 1997) e “The Last Horror Movie” (Prémio do Público Fantasporto 2004). Em estreia mundial, “Shiver” sobre uma jovem secretária com baixa auto-estima que é apanhada por uma assassino selvagem. Contudo, arranja força e coragem para se libertar e fugir. Obcecado com Wendy, o assassino não desiste e consegue furar uma operação policial para recapturar a jovem.
Num registo sobrenatural – “In The Dark Half”. Uma arrepiante história de fantasmas sobre amor, tristeza e redenção. No papel principal está a jovem promessa Jessica Barden com 20 anos e que vimos em Tamara Drewe de Stephen Frears e “Hanna” de Joe Wright.
“A Gentle Rain Falls for Fukushima" é outra das longas metragens em Antestreia Mundial. O projecto começou a ser desenvolvido em 2008. No início de 2011 havia apenas o argumento. Com o terramoto que atingiu Fukushima, o filme foi, inicialmente, suspenso, mas a população local encorajou os produtores e realizador a completarem o trabalho. Parte dos lucros do filme vão ser doados para o Fundo de Ajuda às Vítimas do Terramoto de Tohoku. O Fantasporto vai mostrar ao Mundo esta ambiciosa obra... Ainda diversas curtas metragens serão exibidas no Fantasporto em AE Mundial.

0 comentários: