8 de maio de 2012

Arrancam hoje os Encontros de Viana

Arrancam hoje, terça-feira dia 8 de Maio, os XII Encontros de Viana - Cinema e Vídeo, um evento realizado pela Associação AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.


O dia inaugural será marcado pela Projecção de filmes de arquivo sobre Viana do Castelo, do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento – ANIM, com o apoio da Cinemateca Portuguesa. É uma viagem pela memória da cidade e do Minho, através dos filmes: “Viana do Castelo. Festa do Traje e Cortejo de Trabalho”, de Francisco de Castro, 1962; “O Minho”, de F. Evaristo, 1956; “Viana do Castelo”, de Alzer Barreto, 1945 e “Saudades de Portugal Nº 8”, 1929.
Esta sessão contará com a participação da Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, sob a direcção do maestro Javier Viceiro. O evento terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30.

Uma breve nota da programação será difundida diariamente, no decurso do festival, bem como um artigo noticioso fazendo a súmula de cada dia dos Olhares Frontais, que terão lugar no fim-de-semana de 12 a 13 de Maio.

Entre as inúmeras actividades que serão promovidas ao longo da semana, destacam-se obviamente as projecções ao longo da semana de filmes e documentários, alguns com a presença dos realizadores (por exemplo o Miguel Gomes com o "Tabu"), a Conferência Internacional de Cinema que se realiza na sexta-feira, o Prémio PrimeirOlhar, a presença do Sérgio Godinho no sábado numa sessão de autógrafos no âmbito da exposição "Sérgio Godinho e as 40 ilustrações" que estará patente nos Antigos Paços do Concelho, entre muitas iniciativas Podem ver mais detalhes no site oficial

0 comentários: