3 de maio de 2012

FestIN 2012 dentro de uma semana

O FESTin 2012 abre a 9 de maio, às 21h30, com a estreia em Portugal do filme “VIPs”, protagonizado pelo ator Wagner Moura (Tropa de Elite), com a presença do realizador Toniko Melo, e encerra no dia 16, à mesma hora, com a entrega de prémios e a estreia de “Amanhã Nunca Mais”, de Tadeu Jungle.



Para além das seções de competição –12 longas e 20 curtas-metragens – o festival integra a partir deste ano a Mostra do Cinema Brasileiro, que se subdivide igualmente em longas e curtas-metragens.

O ator Jardel Filho e o realizador Hector Babenco serão alvo de retrospetivas com a exibição de algumas das suas principais obras. Ícones do Cinema Novo como "Terra em Transe", de Glauber Rocha e "Macunaíma" de Joaquim Pedro de Andrade, bem como "Pixote - a lei do mais fraco" e "Carandiru" serão alguns dos filmes a exibir nestas homenagens. Hector Babenco, que virá acompanhado da sua mulher, a atriz Bárbara Paz, e o ator Joel Barcellos têm a sua presença no festival confirmada, com o apoio da TAP. É ainda esperada a presença de outros realizadores, atores e produtores, a anunciar brevemente.

À semelhança das edições anteriores mantém-se a Mostra Inclusão Social pelo Cinema que, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da EDP, reúne um conjunto de 12 curtas-metragens de âmbito social. A mostra FESTin Musical, um workshop de iniciação ao cinema e uma mesa redonda sobre a relação entre Cinema, Turismo e Marketing, completam a programação.


Os bilhetes para o FESTin oscilam entre 2,50 € (para estudantes e idosos) e 3,00 € e estarão à venda no local.



O FESTin é produzido pela Padrão Actual, em parceria com a Fundação Luso-Brasileira e a EGEAC - Cinema São Jorge. Surgiu em 2010, por iniciativa de duas brasileiras, Léa Teixeira, Adriana Niemeyer, e do português Victor Serra, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.

Brevemente a programação aqui para consulta.

0 comentários: