17 de maio de 2012

Retrospectiva integral da obra de António Reis em Harvard

Excelentes notícias que nos chegam da Rosa Filmes!

A obra de António Reis e Margarida Cordeiro será pela primeira vez alvo de uma retrospectiva integral fora de Portugal, a decorrer entre 18 e 26 de Maio. A retrospectiva é organizada pelo prestigiado Harvard Film Archive, nos EUA.

Reis não é o único cineasta português alvo da atenção do Harvard Film Archive. "School of Reis: The Films and Legacy of António Reis and Margarida Cordeiro", reunirá, além dos filmes de António Reis e Margarida Cordeiro, as obras que o Harvard Film Archive considerou mais significantes de entre aqueles que identificou como seus discípulos estéticos, entre eles, Joaquim Sapinho, cujo filme DESTE LADO DA RESSURREIÇÃO é a obra mais recente a integrar o ciclo.

O filme de Joaquim Sapinho, que teve a sua antestreia mundial na selecção oficial do mais importante festival de cinema da América, o Festival de Cinema de Toronto em Setembro passado, depois de ser escolhido pela Film Comment como um dos melhores filmes de 2011, terá a sua antestreia nos Estados Unidos no prestigiado Harvard Film Archive da Universidade de Harvard, em Cambridge, no próximo dia 25 de Maio.

O Harvard Film Archive é a mais prestigiada cinemateca americana, tendo a sua contribuição sido decisiva para a popularidade internacional dos realizadores portugueses João César Monteiro, João Pedro Rodrigues ou Pedro Costa. Além destes, só Manoel de Oliveira foi objecto de uma retrospectiva integral, sendo António Reis e Margarida Cordeiro os quintos a juntar a esta lista.

Após passar no Harvard Film Archive, o ciclo passará entre 22 e 28 de Junho em Nova Iorque, no Anthology Film Archives, fundado por Jonas Mekas. Seguir-se-ão ao longo do ano novas datas, em outras cinematecas americanas, asiáticas, e também no Brasil.

Até ao final do ano, Joaquim Sapinho será também ele alvo de uma retrospectiva integral.


A pergunta que se coloca é a mesma de sempre: e por cá quando se faz isso?

0 comentários: