18 de junho de 2012

Competição de trailers em Avanca

O Festival de Cinema AVANCA 2012 abre até ao dia 8 de Julho uma competição aberta exclusivamente a “trailers” de filmes.

Trailers in Motion

Os trailers, com que se anunciam os filmes no cinema, na televisão e na internet, são cada vez mais um produto cinematográfico autónomo que envolve processos de comunicação entre as linguagens cinematográfica e publicitária. Sobretudo com a internet, praticamente todos os filmes têm hoje um ou vários “traileres” e “teasers”, que procuram anunciar e promover o filme entretanto terminado ou até só o seu projecto de produção.

Esta competição, está prevista para exibição no grande ecrã ao ar livre, nas noites de 28 e 29 de Julho próximo no centro de Avanca.

No ano passado, o “Trailer in Motion” reuniu um conjunto de 46 “trailers” seleccionados a concurso, procedentes de produtores cinematográficos de 17 países e cujo prémio foi atribuído ao cubano "Drenaje Profundo", tendo o português "Quando os Monstros se vão embora" recebido uma menção honrosa.




Sob o lema “A velocidade do cinema no curto tempo de um trailer”, esta forma de produção audiovisual irá estar também presente nos workshops que decorrerão durante o festival, de forma particularmente relevante.

O regulamento e ficha de inscrição para a participação neste concurso estão disponíveis em trailerinmotion.blogspot.com ou no site do festival em www.avanca.com.

Entretanto fecharam as inscrições para as várias competições de filmes, nomeadamente para o Prémio Estreia Mundial, registando-se um número recorde de 2402 filmes, candidaturas provenientes de produtores de 69 países.

Estes números são muito significativos dada a exigência do carácter inédito das obras, bem como a obrigatoriedade de os filmes não estarem disponíveis no espaço da web.

O Festival AVANCA 2012 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Centro, Academia Portuguesa de Cinema, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

0 comentários: