9 de junho de 2012

Plano Nacional de Cinema - Proposta I

Continuando a busca pela melhor formação que se possa dar, o Antestreia convidou os bloggers a apresentar uma lista daqueles filmes que todos deviam ver ao longo do seu percurso educacional.

As regras eram simples. Devem considerar a idade das crianças e de preferência tentar enquadrar no currículo disciplinar.

As listas recebidas tinham mmuitas semelhanças entre si, o que prova que cada geração tem os seus filmes de eleição e os tenta passar à seguinte. No entanto não vi nada nas listas que pudesse chocar.

Aqui vai a primeira lista, da autoria do João Pinto (Portal Cinema)



1º Ciclo


Para esta secção escolhi filmes relativamente simples de entender que conseguem transmitir uma série de mensagens muito importantes para o desenvolvimento das crianças como o sentido da amizade, do amor e da vida.

  • “Up”, de Pete Docter e Bob Peterson (2009)
  • “Toy Story”, de John Lasseter (1995)
  • “Mary Poppins”, de Robert Stevenson (1964)
  • “Babe”; de Chris Noonan (1995)
  • “E.T.: The Extra-Terrestrial”, de Steven Spielberg (1982)
  • “ Pinocchio”, de Norman Ferguson e T. Hee (1940)
  • “The Wizard of Oz”, de Victor Fleming (1939)
  • “101 Dalmatians”; de Clyde Geronimi e Hamilton Luske (1961)
  • “The Lion King”, de Roger Allers e Rob Minkoff (1994)
  • “My Neighbor Totoro”, de Hayao Miyazaki (1988)

    2º e 3º Ciclo


    Para esta secção escolhi dez filmes que, sem serem muito fortes, conseguem passar uma imagem clara e concisa sobre vários temas socio-culturalmente relevantes e que são abordados em vários temas dados em algumas disciplinas.

  • “The Name of the Rose”, de Jean-Jacques Annaud (1986)
  • “Mistérios de Lisboa”, de Raol Ruiz (2010)
  • “Whale Rider”, de Niki Caro (2002)
  • “Children of a Lesser God”, de Randa Haines (1986)
  • “Entre Les Murs”; de Laurent Cantet (2008)
  • “Elephant”, de Gus Van Sant (2003)
  • “The Pianist”, de Roman Polanski (2002)
  • “Schindler's List”, de Steven Spielberg (1993)
  • “Crash”, de Paul Haggis (2005)
  • “Scent of a Woman”, de Martin Brest (1992).

    Ensino Secundário


    Para esta seção pensei mais nos programas curriculares atuais de Filosofia, Psicologia e História. Acho que os dez filmes inserem-se muito bem nesse contexto.

  • "The Tree of Life", de Terrence Malik (2011)
  • “A Onda”, de Dennis Gansel (2008)
  • “Judgment at Nuremberg”, de Stanley Kramer (1961)
  • “The White Ribbon”, de Michael Haneke (2009)
  • “Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb”, de Stanley Kubrick (1964)
  • “4 Meses, 3 Semanas e Dois Dias”, de Cristian Mungiu (2007)
  • “Being John Malkovich”, de Spike Jonze (1999)
  • “The Seventh Seal”, de Ingmar Bergman (1957)
  • “Citizen Kane”, de Orson Welles (1941)
  • “Blindness”, de Fernando Meirelles (2008).
  • Sem comentários: