5 de junho de 2012

Retrospectiva da obra de António Reis continua digressão




Após a sua exibição entre 18 e 26 de Maio no Harvard Film Archive, a cinemateca de Universidade de Harvard, a primeira retrospectiva integral fora de Portugal da obra cinematográfica de António Reis (1927-1991) e Margarida Cordeiro (n. 1939) e dos realizadores por eles influenciados, inicia a sua tournée mundial, sendo a sua segunda paragem entre 22 e 28 de Junho em Nova Iorque, no prestigiado Anthology Film Archives.

Intitulada “A Escola de Reis” (“The School of Reis”), o ciclo inclui, além da obra completa de António Reis e Margarida Cordeiro, filmes de realizadores que são hoje professores no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, escola onde foram, há mais de vinte anos, alunos de António Reis e de quem são discípulos estéticos, entre eles:

- “Deste Lado Da Ressurreição” (2011) de Joaquim Sapinho, a obra mais recente a integrar o ciclo, que foi considerada pela revista Film Comment de Nova Iorque, na sua edição de Janeiro, um dos melhores filmes de 2011, após ter tido a sua ante-estreia mundial na selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto em Setembro passado.

- “Glória” (1999), de Manuela Viegas, a primeira longa-metragem portuguesa a fazer parte da competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

- “Uma Rapariga no Verão” (1986), de Vítor Gonçalves, cineasta que ocupa actualmente a posição de professor de realização no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, a que pertenceu António Reis.

O Anthology Film Archives, situado na Segunda Avenida em Nova Iorque e fundado pelo lendário realizador Jonas Mekas (n. 1922), que é considerado o padrinho do cinema avant-garde norte-americano, é um arquivo cinematográfico dedicado à preservação e à difusão do cinema experimental e independente.

Esta retrospectiva conta com o apoio do Instituto Camões e da Cinemateca Portuguesa e seguirá posteriormente a sua tournée para outras cinematecas norte-americanas, com novas datas a anunciar em breve, entre elas a do Film and Television Archive, do pólo de Los Angeles da Universidade da Califórnia e a do Pacific Film Archive, do Berkeley Art Museum.

0 comentários: