12 de agosto de 2012

"The Cabin in the Woods" por Nuno Reis

“A Casa na Floresta”? O título diz tudo! Quando a sinopse de um filme começa com “cinco amigos partem para umas férias numa cabana isolada na floresta onde coisas estranhas acontecem” todos sabem o desfecho. Há certas regras implícitas que infelizmente todos os filmes do género seguem, fazendo com que se tornem todos iguais e um tédio para quem procura novidades. Pois isso acabou quando Joss Whedon (o criador de “Buffy”, “Firefly” e alguns outros marcos do fantástico para grande público) e Drew Goddard (“Cloverfield”, “Lost” e seu cúmplice ocasional) decidiram pegar nas regras e fazer um filme sobre elas. Já Wes Craven na saga Scream tinha brincado com o tema de forma feliz, mas enquanto na saga Gritos não se passa do thriller psicológico, aqui entra-se bem dentro do fantástico.

Vamos lá. Cinco estudantes universitários partem para alguns dias de repouso numa cabana isolada. Ao chegarem começam a estranhar pequenos detalhes como a decoração e os espelhos, mas é ao descerem à cave que ficam mais surpresos com os segredos que a casa esconde. Vão despoletar uma série de acontecimentos que conhecem demasiado bem dos filmes de terror, mas algo não bate certo. Esta situação é demasiado fiel ao manual, como se fosse um sonho mau.

Um filme com tão famosos argumentistas não passaria despercebido, mas, para garantir que ninguém fugiria ao ver os primeiros minutos, começam logo por mostrar Richard Jenkins. É demasiado velho para ser protagonista e demasiado importante para um mero cameo. Tal como Chris Hemsworth não ia retroceder de deus do trovão para atleta universitário excitado. Não, isto não é um vulgar filme sobre jovens. Dizer mais sobre o papel deles e dos outros é estragar o ponto central da narrativa. Posso apenas dizer que é apresentada uma justificação para todos os maus filmes de terror que foram vistos, e para os bons, para os ocidentais e os orientais, todos têm um propósito. Não é preciso conhecer algum filme em particular, basta ter visto muitos - com qualquer tipo de criaturas - e estar preparado para uma colecção de monstros como não se viu numa década. Quanto ao grau de terror, é o habitual para a gama “cinco amigos numa cabana abandonada”.

Apesar de ter ficado na gaveta até Abril, o filme rapidamente se propagou pelo mundo com números bem aceitáveis, claramente ajudado pelo outro êxito de Whedon deste Verão. Não é o marco do terror que se tem vindo a prever, mas é um dos filmes obrigatórios deste ano para quem gosta de se rir com os erros das potenciais vítimas nos filmes gore.

CThe Cabin in the WoodsTítulo Original: "CThe Cabin in the Woods" (EUA, 2011)
Realização: Drew Goddard
Argumento: Drew Goddard, Josh Whedon
Intérpretes: Kristen Connolly, Chris Hemsworth, Anna Hutchison, Fran Kranz, Jese Williams, Amy Acker, Richard Jenkins, Bradley Whitford, Sigourney Weaver
Música: David Julyan
Fotografia: Peter Deming
Género: Ficção-Científica, Terror, Thriller
Duração: 95 min.
Sítio Oficial: http://discoverthecabininthewoods.com/

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Tenho alguma curiosidade em ver este filme, o teu texto deixa tudo em aberto, o que me dá ainda mais vontade de o ver!

http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/

Nuno disse...

Se contasse mais estragava o filme. Até ver o trailer é demasiado.

Sou bem capaz de o ir ver outra vez para ver se sinto o mesmo.