21 de outubro de 2012

Kôji Wakamatsu recordado no Nimas

O Espaço Nimas em Lisboa de ontem a dia 24 está a recordar a carreira do produtor/realizador Kôji Wakamatsu, tragicamente falecido num atropelamento este mês. Serão exibidos O "Êxtase dos Anjos", "Sex Jack – Sistema Violado", "Os Segredos Atrás das Paredes"" e "Vai, Vai Virgem Pela Segunda Vez", integrados num ciclo dedicado ao Erotismo no Cinema Japonês, onde serão ainda mostrados O "Império dos Sentidos" e "O Império da Paixão" ambos de Nagisa Ôshima e o primeiro com produção de Wakamatsu.

O realizador japonês era conhecido por ter produzido um importante conjunto de títulos de cinema pink, o erótico japonês, incluindo o lendário "Império dos Sentidos". A maioria das suas produções nunca foram conhecidas no estrangeiro por terem a violação como tema chave, no entanto encontram-se excepções:

  • O filme "Jitsuroku Rengo Sekigun"/"Exército Vermelho Unido" sobre um grupo maoista japonês com o mesmo nome e que lhe valeu um prémio em Berlim.

  • Recentemente exibido em Sitges ( e também premiado em Berlim), um dos seus últimos filmes "Caterpillar, conta a história de um homem que volta da guerra sem braços nem pernas, mas com um grande apetite sexual.

  • A sua última obra lançada foi "The Day Mishima Chose His Own Fate" (selecção Un Certain Regard em Cannes)
    A derradeira será "The Millennial Rapture" ainda sem plano de distribuição.


  • 0 comentários: