10 de novembro de 2012

Festival RIOS tem lugar no próximo fim-de-semana


Primeira edição do "RIOS" em Vila Real

O RIOS – 1ºFestival Internacional de Cinema Documental e Transmedia é uma iniciativa do Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Escola de Ciências Humanas e Sociais) numa estreita parceria com o Departamento de Engenharias (Escola de Ciência e Tecnologia) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É organizado, no âmbito do CEL (Centro de Estudos em Letras), linha da Literatura e da Cultura.
Tem parcerias previstas, em termos de organização, com a Escola Superior Artística do Porto, Museu do Som e Imagem / Teatro de Vila Real e Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. O RIOS – 1ºFestival Internacional de Cinema Documental e Transmedia define-se como uma plataforma de actividade para a criação e promoção de projetos de autor no âmbito do cinema e audiovisual independentes e pretende:
1. Dar visibilidade, servindo como plataforma promocional, a obras cinematográficas e audiovisuais cuja abordagem estética esteja relacionada com a realidade do rio.
2. Servir como plataforma de trabalho para uma reflexão profunda acerca do cinema documental temático
3. Fomentar a criação de projetos de autor que apostem no aprofundamento estético, na descoberta de novos territórios, de novos estilos e de novos suportes que possam definir a realidade Rios.
4. Contribuir para a difusão de primeiras obras e documentários universitários no âmbito temático.
5. Fomentar a criação de parcerias inter-universitárias no âmbito do cinema e do audiovisual documental.

O RIOS – 1ºFestival Internacional de Cinema Documental e Transmedia, inserido numa região inevitavelmente ligada ao Douro, pretende explorar e divulgar as potencialidades estéticas ligadas ao rio, tornando-o num espaço privilegiado de criação cinematográfica no âmbito documental. Vila Real, durante o festival, será um ponto de encontro cinematográfico internacional que permitirá a exploração da região e a gestação de novos projetos e de novas criações estéticas.
Homenageará, cada ano, um rio específico (nacional ou estrangeiro). O ano inaugural, 2011, escolhe o rio Douro. Para o efeito, o Festival renderá homenagem a Manoel de Oliveira e o filme inaugural será o Douro Faina Fluvial. Serão também projetados em sessões paralelas, documentários vários sobre o Douro.
Paralelamente ao festival, cujas sessões competitivas decorrerão no Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real, realizar-se-á o I RIOS CONFERENCE – Encontro Internacional de Cinema Documental com comunicações de especialistas nacionais e internacionais nomeadamente de universidades norte-americanas, inglesas, espanholas e brasileiras. Durante este encontro contaremos com a apresentação de livros e de projetos cinematográficos em curso e com sessões paralelas de apresentação de filmes. Decorrerão, ao mesmo tempo, quatro workshops, ligados às questões de cinema e audiovisual, dinamizados por especialistas da Universidad Rey Juan Carlos de Madrid e pela EICTV de San Antonio de los Baños/Cuba. As informações detalhadas acerca destas atividades encontram-se em www.festivalrios.com.
Facebook
Site

0 comentários: