31 de julho de 2012

Três posters para "Machete Kills"





Banners para "Pitch Perfect"






Poster e banner para "Anna Karenina"

Vão com algum atraso, mas eis o segundo poster e primeiro banner de "Anna Karenina", o terceiro filme de Joe Wright para Keira Knightley.



30 de julho de 2012

Vencedores do Avanca 2012

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2012”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais.
Comemorando a décima sexta edição, o AVANCA 2012 contou com mais participantes e atribuiu prémios a filmes de 4 continentes.

“Something good out of life”, do realizado Romeno Dan Pita, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido ex-aequo o Prémio para o Melhor Ator, Corneliu Ulici.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Macau stories, love in the city” de Jordan Cheng, Fernando Eloy, Ao leong Weng-Fong, Tou Kin Hong, Elisabela Larrea, Harriet Wong (Macau, China) e “The forest is red” de David Jakubovic (EUA).

Os atores americanos Nicole Sudhaus e Devin Harjes (em ex-aequo com o actor romeno), do filme “The Forest is Red” foram os vencedores dos prémios atribuídos aos actores.

“The Forest is Red” foi ainda distinguido com o Prémio Cinematografia, atribuído a John Schmidt.

A curta-metragem belga “Kéroxène”, de Joachim Weissmann, ganhou o Prémio Curta-Metragem e o Prémio Montagem.

O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa à curta-metragem "X e Y" de João Costa (Portugal).

O Prémio Animação distinguiu o filme alemão “Loom” de Jan Bitzer, Ilija Brunck, Csaba Letay, atribuindo ainda uma Menção Especial a “Bordeline” de Dustin Rees (Suiça).

Entre as categorias mais esperadas deste ano, a “Competição Avanca” reunia uma selecção de obras produzidas na região.
O Prémio foi atribuído á longa-metragem documental “Nós na rua” de Luís Margalhau e a curta-metragem “Ruga” de Miguel Serra e Sofia Barata, ganharam uma Menção Especial.

O Júri, presidido por Paulo Trancoso (produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema), foi constituído pelos cineastas Goran Radovanovic (Sérvia), Niels Ostenfeld (Dinamarca), Stéphane Xhrouet (França) e pelas programadoras Flávia Vargas (Brasil) e Karin Bleiweiss (Áustria).

Um outro júri constituído pela professora Isabelle Serra (Portugal/França), pelos cineastas Nuno Portugal, Joe Bender (EUA), Maxim Pozdorovkin (Rússia), pelo escritor António Souto, pelo programador João Paulo Macedo e pelo artista plástico Acácio Rodrigues, atribuiu os prémios da categorias Televisão e Vídeo.

O Prémio Televisão foi atribuído e ao documentário “Objection VI” do suiço Rolando Colla, tendo recebido Menções especiais "Dark side of the lens" do irlandês Mickey Smith e “So closer” do iraniano Ostad Ali Makhmalbaf.

O filme “Rivière au tonnerre”, do realizador canadiano Pierre Hébert, venceu o Prémio Vídeo. “US” do catalão Alex Lora foi nesta categoria distinguido com uma Menção Especial.

O Prémio Estreia Mundial foi atribuído ao filme bulgaro “A movie about…” de Georgi Krastev, por um júri constituido pelo argumentista Henrique Vaz Duarte, pelo crítico de cinema Nuno Reis e pelos cineastas Rui Nunes, Luís Diogo, Manuel Matos Barbosa e Bernardo Cabral.

O trailer do filme francês "It is miracul'house” de Stéphane Freiss venceu o Prémio Trailer in Motion, atribuído pelo jornalista e crítico de cinema Germano Campos, pela produtora Maria Judite Costa e pelo cineasta Acácio Carreira.

Os filmes de animação feitos por jovens, que este ano tiveram a sua primeira participação no Festival AVANCA, viram o filme “Os monstros da Rita”, de alunos da Escola EB do 2º e 3º ciclo de Aguiar da Beira, receber o Prémio “Eu no Meio dos Outros”. O Júri, constituído pela professora Cláudia Vaz e pelos cineastas Joana Imaginário e Sérgio Nogueira, atribuiu ainda uma Menção Honrosa a “Felicidade”, de alunos da Escola Básica de Vilar do Andorinho.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, distinguiu em ex-aequo os investigadores gregos Spiros Papadopoulos, Angeliki Malakasioti, Giorgos Loukakis e o brasileiro Gustavo Ferreira.

A organização científica internacional “IAMS – International Association for Media in Science” atribuiu ainda um prémio ao investigador turco Ersan Ocak, numa declaração apresentada pelo professor Jan Goldschmeding (Holanda).

Sete júris constituídos por 32 individualidades de 12 países atribuíram 15 prémios e 9 menções honrosas.

O AVANCA 2012 foi ainda marcado pelos 6 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Sérvia, França, Brasil e Portugal.
Entre estes, um trabalho conjunto entre professores e jovens resultou numa experiência inédita na forma de trabalhar o cinema de animação na sala de aulas.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

29 de julho de 2012

Mostra Ciência e Cinema adiada





Desta vez foi a Mostra de Ciência e Cinema na Galiza que perdeu capacidade monetária para existir. Lamentamos ver assim, de uma só vez, Cinema e Ciência prejudicados.

Por razões orgçamentais, a Asociación de Amigos de la Casa de las Ciencias vê-se obrigada a cancelar a celebração da V Mostra de Ciencia e Cinema, prevista para Novembro de 2012.

Agradecemos o apoio e a paticipação de todas as pessoas e instituições que nos acompanharam mas edições anteriores, e em especial aos cineastas que partilharam os seus filmes connosco.

É já amanhã!

Para os mais distraídos, a partir de amanhã a SciFiWorld chega à América Latina.



Tenham calma, eu disse AMANHÃ. e só às 13 horas de Portugal Continental, escusam de lá passar a manhã a fazer refresh.

28 de julho de 2012

Jogos Olímpicos

Danny Boyle pode ter tido a Rainha, James Bond e David Beckham no seu espectáculo, mas a abertura e talvez todos os Jogos 2012 ficarão lembrados simplesmente por:


Este homem é o maior tesouro britânico.

27 de julho de 2012

Um balanço de OFilme e ACurta


A Curta.PT

Ainda nem passou um mês desde o lançamento oficial desta plataforma, mas convém fazer um pequeno balanço.

  • Em primeiro lugar agradecer às produtoras que, mesmo sem perceberam completamente o conceito, cederam os filmes para o lançamento num gesto de confiança.
  • Em segundo a todos os blogs que fizeram divulgação ao longo deste tempo.
  • Aos cineastas que inscreveram as suas curtas, desde produções académicas até multi-premiados.
  • E agora também posso agradecer às distribuidoras que começam a inscrever os seus filmes, fazendo com que tenha a certeza de, no final do ano, poder dizer à confiança que uma maioria dos filmes nacionais mais vistos de 2012 têm o endereço aqui.

    O Filme.PT


    Com quatro longas publicadas e seis agendadas já atingimos o objectivo para o primeiro mês. Nas curtas os vinte títulos publicados (e uma dúzia a caminho) estão abaixo das expectativas, mas estão num bom caminho e ainda temos uma semana para melhorar.

    Daqui a umas semanas vai avançar em paralelo outro dos domínios. Aguardem mais novidades.
  • 26 de julho de 2012

    Spot do festival de Avanca

    Este ano o festival presenteou-nos com um magnífico spot.


    25 de julho de 2012

    No dia da Galiza: Ourense

    Hoje celebra-se o Dia da Galiza. Nada melhor do que falar galego ao anunciar que apesar das dificuldades económicas o festival de Ourense avança e está a aceitar filmes.


    Ola a tod@s!

    O Festival de Cine Internacional de Ourense comprácese en anunciar que abre o seu prazo de inscrición de longametraxes para a 17ª edición do certame, que terá lugar do 2 ao 11 de novembro de 2012. O rexistro pódese facer online a través da páxina web do OUFF até o 24 de agosto.


    Este ano haverá apenas competição de longas-metragens (mínimo de 60 minutos).

    Regulamento: aqui

    São todos iguais!

    24 de julho de 2012

    Cinema português surge destacado em Avanca


    Como vem sendo hábito, a partir de amanhã o Antestreia fará a cobertura completa do festival mais único do país.


    Comemorando a 16 edição ininterrupta, a Cerimónia de Abertura da Competição Internacional do “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece já na próxima quarta-feira dia 25 de Julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.

    Três filmes portugueses fazem a sua estreia mundial nesta cerimónia, marcando o inicia da competição internacional que este ano recebeu filmes de 69 países.

    “15 Bilhões de fatias de Deus” de Cláudio Jordão, uma obra de ficção científica que explora o espaço dos diálogos de uma família, num inesperado aproveitamento da tecnologia de animação 3D, “Terram - terra e mar” produzido numa experiência pedagógica em Avanca à volta de uma escultura de Helena Homem de Melo e “X e Y” de João Costa que entre 2 actores constrói uma reflexão sobre o acto de filmar, são os três filmes portugueses que aqui fazem a sua estreia mundial.

    A abertura do festival é ainda marcada pela exibição do filme “Hisab” de Ezra Wube, um filme produzido entre a Etiópia e os Estados Unidos da América, num belíssimo aproveitamento das técnicas expressivas da pintura no cinema de animação, retratando inesperadamente uma grande cidade de África.

    Sendo um ano marcado pela relevância dada ao cinema português, procurando afirmar a importância que o AVANCA tem dado ao longo de 15 anos à formação e promoção dos novos cineastas nacionais. Cineastas como António Osório, Bernardo Cabral, Carlos Silva, Cláudio Sá, Cláudio Jordão, Francisco Lança, Humberto Resendes, Igor Martins, Jorge Cramez, José Mendes, José Miguel Moreira, Leandro Silva, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Marco Miranda, Miguel Serra, Nuno Leocádio, Paulo Couto, Paulo Medeiros, Pedro Palma, Rosário Costa, Sara Petiz, Sofia Barata e Vítor Lopes, terão aqui os seus filmes em exibição nas várias competições do festival.

    15 filmes produzidos ou co-produzidos na região foram seleccionados para a Competição Avanca, numa forte demonstração que a actividade cinematográfica está a ter na região. Nos últimos 4 anos, os filmes produzidos em Avanca têm recebido cerca de 15% da totalidade dos prémios atribuídos ao cinema português pelos festivais de cinema no estrangeiro.

    A presença da “Academia Portuguesa de Cinema”, orientando um dos 6 workshops do evento, é um reforço desta marca do cinema nacional. O produtor Paulo Trancoso, que é presidente da Academia, irá presidir ao Júri Internacional.

    Como tradicionalmente, os autores dos filmes premiados na edição de 2011 irão receber os seus prémios na cerimónia de abertura.

    Ao longo do festival, que decorre até domingo dia 29 de Julho, serão exibidos filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários, numa programação marcada por 20 estreias mundiais e a quase totalidade dos filmes exibidos em estreia nacional.

    Uma conferência internacional irá marcar o festival, reunindo académicos e investigadores de cerca de vinte países que apresentarão 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.

    “AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação” é uma conferência que tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação.

    Dividido entre dois espaços, no Auditório Paroquial de Avanca será exibida a competição internacional de cinema e vídeo com sessões às 18h, 22h e 23.45h.

    No Multimeios da Escola Egas Moniz terá sessões constantes ao longo do dia, exibindo os documentários seleccionados para a competição de televisão, os filmes da competição vídeo, para além dos filmes em panorama e nas secções paralelas.

    Conferencistas de Avanca vieram de todo o mundo



    “AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação” é o evento que pela terceira vez reúne em Portugal cerca de duas centenas de investigadores e docentes universitários de instituições de vinte e dois países para apresentarem 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.

    A conferência tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação.

    Integrada no “AVANCA’12 - 16º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a conferência irá acontecer entre os dias 25 e 29 do corrente mês, na Escola Egas Moniz em Avanca.

    Entretanto, a Comissão Científica constituída por 30 doutorados de universidades de 15 países analisaram a relevância da investigação proposta e escolheram as comunicações que estarão presentes na conferência AVANCA|CINEMA.

    O cinema, que vive um momento particularmente importante de grandes transformações ao nível da tecnologia, da narrativa e da forma como se relaciona com os públicos, terá assim em Avanca, distrito de Aveiro, um espaço multicultural e transversal de pensamento e debate, inédito no nosso país.

    O maior contingente de investigadores vêm de universidades e centros de investigação do Brasil, Espanha e Reino Unido, para além de Portugal. Estão também inscritos investigadores de países como Austrália, Bahrain, Malasia, México, Índia, Irão, Uruguai e Turquia.

    A melhor comunicação será distinguida com o “Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador”, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, cuja obra é fundamental e universal.

    23 de julho de 2012

    "Hibernation" a caminho dos festivais

    Em Março falamos aqui de uma campanha crowdfunding para a curta espanhola "Hibernation". Não só essa campanha correu bem conseguindo cerca de 10% mais do que tinham pedido, como o filme está completo.

    José é um astronauta que vai para regiões do espaço nunca visitadas pelo homem por um programa de hibernação. Mas algo se passa entre ele e a instrutora Clara e decisões bem assentes começam a ser repensadas. A contagem decrescente começou.


    A curta já fez uma candidatura aos festivais de Austin e Sitges para começar uma lista de 300 festivais aos quais vão concorrer. Se quiserem acompanhar este projecto com fotografia nacional (Tânia da Fonseca) podem fazê-lo pelo Facebook.

    22 de julho de 2012

    Festival de Curtas na Senhora da Hora




    1. A primeira edição do FESTIVAL DE CINEMA CURTAS DO PARQUE vai ser realizada entre os dias 28 e 29 de Setembro no Bar da Piscina da Senhora da Hora, situado no parque do Carriçal.
    2. O festival tem apenas sessão competitiva, sendo os filmes seleccionados exibidos durante os respetivos dias.
    3. As curtas-metragens são sujeitas a uma pré-selecção. As curtas-metragens selecionadas são indicadas na página do facebook do Festival Curtas do Parque e por email.
    4. O limite do vídeo é 30 minutos. São aceites todos os géneros.Qualquer filme de qualquer ano pode entrar a concurso, desde que cumpra os requisitos de tempo e tenha as autorizações e formulários devidamente preenchidos.
    5. O preenchimento da ficha de inscrição (Entry form) é obrigatório e encontra-se disponível na página do facebook do Festival Curtas do Parque e no site Mundo do Cinema.
    6. Caso não consiga aceder, é favor pedir pelo email curtasdoparque@mundo-do-cinema.com
    7. A ficha de inscrição deve estar devidamente preenchida e deve ser enviada para o email curtasdoparque@mundo-do-cinema.com até ao dia 14 de Setembro de 2012.
    7.1. A ficha de incrição deve estar numa pasta .rar ou zipada juntamente com uma foto do realizador, sinopse e dois screeners do filme8. Só são aceites filmes com 2GB, pelo We transfer para curtasdoparque@mundo-do-cinema.com. A data limite de entrega dos filmes é 14 de Setembro de 2012(inclusive)
    9. Legendas em inglês ou português (caso o filme tenha diálogos de outra língua)

    Prémios
  • Prémio Juri ( Melhor Curta-metragem)
  • Melhor argumento
  • Melhor realizador
  • Menções Honrosas (se justificado)
    Todos os filmes candidatos podem fazer parte da secção Curtas do site Mundo do Cinema.
    Ao concorre ao festival o responsável está automaticamente a concordar com esse facto
  • 21 de julho de 2012

    Segundos poster e trailer de "The Master"

    "The Master" de Paul Thomas Anderson

    Um homem começa a conquistar a América pela fé. Rodeado de homens que foram salvos de uma vida de pecado, este mentor opera milagres todos os dias. Até onde chegará o seu poder?
    Phillip Seymour Hoffman, Joaquin Phoenix, Amy Adams e Laura Dern entre muitos outros protagonizam um dos filmes mais aguardados do ano.
    Primeiro poster e trailer
    The Master
    Imdb

    20 de julho de 2012

    Antevisão "Not Another Happy Ending"



    Apesar de não ser um título conhecido do grande público para mim este será dos filmes mais aguardados do proximo ano. Conheci-o através da campanha de crowdfunding onde se destacou entre as milhares de propostas oferecidas pelo IndieGoGo.

    "Not Another Happy Ending" de John McKay

    Uma autora está a sofrer de bloqueio de escritor(a) na sua segunda novela. O editor conclui que isso é por ela agora ser feliz e por isso esforça-se ao máximo para a fazer sentir-se triste e miserável. Ao longo do processo percebe que se está a apaixonar irremediavelmente. O elenco tem duas caras que os amantes de séries reconhecerão. Ela é Karen Gillan (Dr. Who) e ele Stanley Weber ("Borgia").
    Karen GillanStanley Weber

    Not Another Happy Ending
    Imdb
    Aproveito para partilhar algumas palavras do director sobre a difícil arte do casting e como o mesmo é fácil quando se sabe quem queremos.


    19 de julho de 2012

    Ganhe convites para "Red Lights"

    Quem gostou da crítica publicada ao filme "Red Lights" pode tentar vê-lo em antestreia através da SciFiWorld.


    18 de julho de 2012

    Melhores Filmes de Junho


    Junho foi um mês pouco ao gosto do CCOP. Chegarão os bons filmes com o calor?

    PosiçãoFilmeMédia
    1A Torinói Ló de Béla Tarr, Ágnes Hranitzky8,13
    2Corpo Celeste de Alice Rohrwacher7,75
    3Prometheus de Ridley Scott7,56
    4The Mill and the Cross de Lech Majewski7,5
    5Rampart de Oren Moverman6,4
    6The Joneses de Derrick Borte6,2
    721 Jump Street de Chris Miller, Phil Lord6,17
    8Les Neiges du Kilimandjaro de Robert Guédiguian6
    9Being Flynn de Paul Weitz5,88
    10Get the Gringo de Adrian Gunberg5,57
    11A Good Old Fashioned Orgy de Alex Gregory, Peter Huyck4,6
    12Chernobyl Diaries de Bradley Parker3,4
    13What to Expect When You're Expecting de Kirk Jones2,67
    143-D Sex and Zen: Extreme Ecstasy de Christopher Sun Lap Key1,67

    17 de julho de 2012

    Workshop de realização Filmes da Mente

    A Filmesdamente anunciou nova edição do Workshop de Realização, no Porto, as inscrições estão a decorrer:

    Workshop de Realização (Porto) - 28 e 29 de Julho por 180 €


    METODOLOGIA: Cada formando irá trabalhar sobre um pequeno guião previamente escrito e dividido em três partes. O formando irá escolher uma das partes e realizará a sua versão. À disposição estarão dois actores profissionais.
    CONTEÚDOS:
    - A linguagem audiovisual
    - Os planos e enquadramentos
    - Estrutura de uma produção cinematográfica
    - O guião e a sua estrutura
    - As funções e competências do realizador
    - Exercícios práticos de direcção de actores
    - Exercícios práticos de realização
    - Visualização e discussão das imagens produzidas

    PÚBLICO ALVO: Estudantes, profissionais, ou entusiastas pela área de audiovisuais que pretendam aprofundar ou iniciar-se na área de realização.

    FORMADORES: Nuno Rocha, Victor Santos

    Datas de novas edições, detalhes e inscrições em Cineworkshops

    16 de julho de 2012

    O próximo Del Toro

    É certo que Guillermo Del Toro precisava de umas 200 horas por dia para conseguir realizar todos os projectos que quer fazer e que querem que ele faça.
    De momento o que tem em mãos é "Pacific Rim" e para ter deixado os outros todos em espera tem de ser bom.


    O argumento é sobre robots gigantes pilotados por humanos contra uma invasão alienígena. A estreia ainda vai demorar um ano...

    Com a Comic-Con, novo poster e banner de "The Hobbit"




    Um poster que deixa água na boca até Dezembro e um banner com dez cenas (clicar para ampliar), são algumas das novidades trazidas pela Comic Con.

    "Smurfs 2" regressam em 54 semanas



    Os Estrumpfes como são chamados pelas gerações mais antigas estão a preparar o segundo filme. O lançamento será no final de Julho de 2013. De momento ainda não há muitas vozes confirmadas, mas a maioria do elenco azul deverá voltar.

    Poster e featurete de "Total Recall"

    "Total Recall" de Len Wiseman

    Nesta featurette os actores explicam explicam a história a quem não a conhece ou quer saber as diferenças em relação ao original.Total Recall
    Imdb

    Poster the "Man of Steel"


    Temos Super-homem! O filme de Zack Snyder só sai no Verão do próximo ano, mas o poster foi lançado este fim-de-semana. Recorde-se que o elenco conta com Henry Cavill como Super-Homem, Russell Crowe como Jor-El, Amy Adams como Lois Lane, Kevin Costner e Diane Lane como os Kent, Michael Shannon como o vilão General Zod e Lawrence Fishburne como Perry White, editor do Daily Planet.

    15 de julho de 2012

    Como Oz começou

    "Oz: The Great and Powerful" de Sam Raimi

    Em Março a Disney lançará uma prequela do Feiticeiro de Oz em imagem real. Com James Franco como feiticeiro e um elenco com Michelle Williams, Mila Kunis, Rachel Weisz e Abigail Spencer, é um dos títulos mais aguardados do próximo ano.Oz: The Great and powerful
    Imdb

    14 de julho de 2012

    Todos os posters de "Twilight Breaking Dawn Part 2"

    Quem ainda não se fartou desta saga é desta que diz basta. Saíram mais de vinte posters de personagens neste fim-de-semana de Comic Con e aqui estão eles!



    (basta carregar para mudar)

    Regresso de The Walking Dead" em Outubro


    Aquela que por dois anos foi a série de zombies de referência já anunciou o regresso: 14 de Outubro nos EUA. A trama estará desenvolida em torno da primeira comunidade pós-apocalíptica que se forma.


    Poster e trailer de "Den Skaldede Frisør"

    A Oscarizada realizadora de "Hævnen"/"In A Better World" tem um novo filme com um formato um pouco mais ligeiro. Nesta comédia romântica escrita pelo seu argumentista abitual Anders Thomas Jensen, duas famílias conhecem-se num casamento numa pequena vila italiana.
    Pierce Brosnan destoa num elenco fortemente dinamarquês com Kim Bodnia, Paprika Steen e Trine Dyrholm.
    Fiquem com a versão poliglota e não-legendada do trailer deste curioso projecto internacional.
    Den Skaldede Frisør
    Imdb

    13 de julho de 2012

    Curta "Riss" no Youtube



    Esta curta que correu o mundo em 2010 e 2011 está desde ontem disponível online e em HD para os interessados.

    Realizador: Biene Pilavci
    Sinopse: Um jovem casal cruza-se com um velhote mal humorado.
    Actores: Aylin Tezel, Klaas Heufer-Umlauf, Friedhelm Ptok


    12 de julho de 2012

    Cinema nacional em Avanca

    Uma “Fábrica de Filmes” no Festival AVANCA 2012 vai contribuir para a promoção do Cinema Português.

    O produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a actriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o director de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira, vão orientar um workshop no Festival AVANCA 2012, onde se irá produzir filmes promovendo o nosso cinema.

    Um workshop aberto especialmente à participação de cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais.

    Num ano que se antevê complicado para os profissionais do cinema, 2012 é também o primeiro em que a nova Academia Portuguesa de Cinema prepara a primeira cerimónia de entrega de prémios ao melhor do cinema português.

    Na noite de entrega dos aguardados “Prémios SOPHIA”, organizados pela ACADEMIA à semelhança dos OSCAR da Academia americana, produtores, cineastas, autores, técnicos e actores, irão ser distinguidos numa Gala marcada igualmente por pequenos filmes que promovem os filmes nomeados, que introduzem os prémios e que reflectem a indústria do cinema em Portugal.

    Paulo Trancoso, que ainda recentemente co-produziu o novo filme de Billy August com Jeremy Irons, irá ser também o Presidente do Júri Internacional Cinema do festival.

    O AVANCA 2012, que tradicionalmente organiza workshops a par da competição de filmes e da conferência científica, conta de novo este ano com vários espaços de produção de filmes.

    Orientado pelos cineastas franceses premiados Olivier Babinet e Fred Kihn, um workshop desafia realizadores a fazerem um “road movie” em três dias, a partir de um carro que não anda.

    Também o sérvio Radoslav Vladic irá orientar um workshop e dirigir um filme, explorando a iluminação criativa de interiores.

    A antropologia e o cinema é mote para novos filmes em workshop orientado pelo antropologo e cineasta Professor José da Silva Ribeiro e pela produtora Beli Martínez (Espanha).

    O cinema de animação na escola é motivo para uma acção de formação creditada, para professores de EVT, onde se explora a imagem por imagem com a participação de crianças e jovens, numa organização conjunta com a APEVT.

    Os futuros cineastas têm este ano um espaço especialmente desenhado para eles, onde podem experimentar filmar e animar.

    O festival de cinema AVANCA 2012 inicia-se já no próximo dia 25 de Julho, comemorando 15 anos de um evento que sempre teve uma preocupação especial pelo novo cinema português.

    Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Academia Portuguesa de Cinema, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

    11 de julho de 2012

    "The Raven" por António Reis

    António Reis em Neuchatel fala-nos de alguns dos filmes exibidos.


    Entre os grandes clássicos do mistério e terror, Edgar Allan Poe tem sido o autor menos bafejado em termos de resultados das adaptações das suas obras para cinema. Autor de imaginação prodigiosa, de uma qualidade literária genial, a par de uma vida turbulenta e breve, Poe é um dos mestres fundadores do terror e do fantástico. Como na ficção quase que se aplica o princípio de Lavoisier no qual “nada se cria, tudo se transforma”, as ideias de Poe têm sido plagiadas à exaustão, mas às suas obras falta um grande filme. Muitas adaptações no período áurea de 40-60 do século passado rondaram a mediana, nomeadamente as que contavam com as interpretações de Vincent Price e a produção da mítica AIP de Roger Corman. Os seja, filmes de série B, para os autor de classe A.

    Nos últimos anos diversos filmes recuperaram a vida e a obra de Edgar Allan Poe, sobretudo aproveitando a efeméride dos 200 anos do seu nascimento. Mas apenas dois o fizeram de forma criativa. Coppola com "Twixt" vai buscar o fantasma de Poe para uma metáfora do amor, do sangue e da morte que tem como leit motiv um escritor alcoólatra, neste domínio émulo do próprio Poe, desesperadamente em busca de inspiração. É um Coppola longe da sua genialidade, mas mesmo assim uma belíssima homenagem ao universo do escritor. "The Raven", realizado por James McTeigue que os fãs do fantástico conhecem de "V for Vendetta", cria uma ficção onde incorpora as obras de Poe e apresenta uma hipótese plausível para a sua morte.

    Retomando uma premissa não de todo original de um criminoso que plagia os crimes inventados pelo escritor, propõe um pacto em que Poe será o narrador dos crimes, ao mesmo tempo que é o consultor da polícia na sua resolução. John Cusack compõe o personagem de forma interessante na sua loucura genial ainda que acentue exageradamente o lado irónico do escritor. Não sendo a melhor homenagem a Edgar Allan Poe, pelo menos é um filme que cativa o grande público o que é sempre uma forma de alargar o interesse pela literatura.

    The RavenTítulo Original: "The Raven" (Espanha, EUA, Hungria, 2012)
    Realização: James McTeigue
    Argumento: Ben Livingston, Hannah Shakespeare
    Intérpretes: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brendan Gleeson, Sam Hazeldine
    Música: Lucas Vidal
    Fotografia: Danny Ruhlmann
    Género: Mistério, Thriller
    Duração: 110 min.
    Sítio Oficial: http://www.theravenmovie.com/

    10 de julho de 2012

    Pirataria? Nem se sente!


    Boas notícias que chegam do país vizinho. A pirataria é um mito urbano.
    Para perceber vejam o seguinte trailer.

    O filme chama-se “Carmina o Revienta”. É um falso documentário sobre Carmina, uma mulher a caminho dos 60 anos que, após sofrer vários roubos, inventa uma forma de recuperar o prejuízo de 80 presuntos. Enquanto espera pela conclusão do plano, pensa sobre a vida, a morte, o marido e a gordura.

    Pagariam para ver este filme em cinema? E em DVD? E online? Pois o realizador conseguiu fazê-lo de todas as formas.
    1º Nos primeiros 4 dias foi vista em 15000 sessões online num total de cinco plataformas pagas como iTunes, Google Play, a espanhola Filmin e outras. O Ministério da Cultura para estes casos estima 2 pessoas por visionamento por isso teve cerca de 30000 espectadores. O preço mínimo de aluguer foi 2€.
    2º Em simultâneo foi exibido em 20 salas que chegaram aos 4000 espectadores e cerca de 28000 euros. Já posso dizer que o filme custou 40000 euros?
    3º Foram feitos 15000 DVD e 80% foram vendidos. O realizador esteve a dar autógrafos na FNAC de Sevilha e o stock da loja esgotou.




    Nas palavras de Paco León “Estava certo que seria um êxito. Não me importa que seja a recordista de downloads, mas sim que tenha demonstrado que o público está preparado para estes lançamentos. É o lançamento perfeito para um filme desta dimensão. […] Esta forma de promover reduz a despesa. Porque quando funciona, ocorre um fenómeno avalanche: se gostam em cinema, revês na internet a um preço inferior ou compras o DVD para guardar. Quando se separa as vendas da distribuição – como ocorre actualmente – essa rapidez é impossível. Quando as pessoas ouvirem falar do filme não a pode ver porque já saiu dos cinemas, ainda não saiu em DVD, não está a ser emitida nas televisões..."

    E termina com alguma ironia dirigida aos grandes estúdios: "Ver este filme tornou-se uma militância, uma declaração de princípios". A pirataria é minúscula pois quem apoia e quer ver o filme, paga por ele.

    A confiança no modelo não é cega. Balaguerò twitou
    Digo yo q el éxito de ‪#carminaorevienta‬ tendrá también algo q ver con la tormenta mediática q ha despertado el asunto. No nos engañemos.

    Este comentário teve algumas respostas negativas, vozes esperançosas no modelo que me fazem acreditar no seu potencial. Só o tempo dirá qual o futuro da distribuição, mas é muito motivador ver que estas pequenas acções funcionam.

    Fonte: El País

    9 de julho de 2012

    Your Film Festival - um balanço



    Filmes por país


    PaísFilmes
    EUA9
    Austrália6
    Espanha5
    Brasil3
    Reino Unido3
    Dinamarca2
    Israel2
    Nova Zelândia2
    Ucrânia2
    África do Sul1
    Bélgica1
    Bolívia1
    Chile1
    Egipto1
    Estados Unidos1
    França1
    Itália1
    Japão1
    Líbano1
    Malásia1
    México1
    Polónia1
    Porto Rico1
    Portugal1
    Rússia1
    Suécia1


    Realizador com mais de um filme

    Damien Power2
    James Cunningham2
    Maxim Neafit Bujnicki2
    Orlando von Einsiedel2

    Your Film Festival - parte 5


    The Debt Collector de Alan David Morgan (EUA)
    Para votar: Aqui
    The Drought de Kevin Slack (EUA)
    Para votar: Aqui
    The Guilt de David Victori Blaya (Espanha)
    Para votar: Aqui
    The Obstacle de Maxim Neafit Bujnicki (Ucrânia)
    Para votar: Aqui
    The Return Address de Abi Varghese (EUA)
    Para votar: Aqui
    The Telegram Man de James Francis Khehtie (Austrália)
    Para votar: Aqui
    Then And Now de Paul Johannessen (Japão)
    Para votar: Aqui
    This Time de Ramy El-Gabry (Egipto)
    Para votar: Aqui
    Turksh Coffee de Thiago Luciano (Brasil)
    Para votar: Aqui
    Wickate de Niralji Ravishanker (Malásia)
    Para votar: Aqui

    Your Film Festival - parte 4


    Secular Quarter #3 de David Gidali (Estados Unidos)
    Para votar: Aqui
    Skatesistan: To live and skate Kabul de Orlando von Einsiedel (Reino Unido)
    Para votar: Aqui
    Skin of Glass de Lukas Dhont (Bélgica)
    Para votar: Aqui
    Sold de John Irwin (EUA)
    Para votar: Aqui
    Start the Engine and Reverse de Andrey Zagidullin (Rússia)
    Para votar: Aqui
    Stop. Watch. Love de Brad Herbert (EUA)
    Para votar: Aqui
    Storm de Cezar Cabral (Brasil)
    Para votar: Aqui
    Super.Full. de Niam Itani (Líbano)
    Para votar: Aqui
    Ter Ter de David Lucchini, Fabien Carrabin (França)
    Para votar: Aqui
    The Child de Sebastian Mantilla (Espanha)
    Para votar: Aqui

    Your Film Festival - parte 3


    La Carta de Angel Manuel Soto Vazquez (Porto Rico)
    Para votar: Aqui
    Learning Spanish the Hard Way de Eric Stolze (EUA)
    Para votar: Aqui
    Letting Go de Daniel McCauley (África do Sul)
    Para votar: Aqui
    No Exit de Jesper Isaksen (Dinamarca)
    Para votar: Aqui
    North Atlantic de Bernardo Nascimento (Portugal, Reino Unido)
    Para votar: Aqui
    On My Doorstep de Anat Costi (Israel)
    Para votar: Aqui
    Our Mission: Pascal de Johanna Pyykkö (Suécia)
    Para votar: Aqui
    Photo for Baba de Harel Yana, Moti Malka (Israel)
    Para votar: Aqui
    Picnic de Gerardo Herrero (Espanha)
    Para votar: Aqui
    Scruples de Adrian Powers (Austrália)
    Para votar: Aqui

    Your Film Festival - parte 2


    Das Tub de James Cunningham (Nova Zelândia)
    Para votar: Aqui
    Doorhandle Thoughts de Carlos Crespo Arnold (Espanha)
    Para votar: Aqui
    Dr Grordbort presents: The Deadliest Game de James Cunningham (Nova Zelândia)
    Para votar: Aqui
    Ebony Society de Maxim Neafit Bujnicki (Ucrânia)
    Para votar: Aqui
    El General de Diego Pino Zamora (Bolívia)
    Para votar: Aqui
    El Porvenir- Episodio 1 Hermanos de Manuel Alejandro Anell (México)
    Para votar: Aqui
    Fish de Shaun Escayg (EUA)
    Para votar: Aqui
    Good Pretender de Maziar Lahooti (Austrália)
    Para votar: Aqui
    I'll Keep an Eye On You de Torben Bech (Dinamarca)
    Para votar: Aqui
    Kiss de Alex Murawski (Austrália)
    Para votar: Aqui

    Your Film Festival - parte 1



    O Youtube organizou um festival online - Your Film Festival - que levará 10 finalistas a Veneza onde Ridley Scott, Michael Fassbender e meio milhão de dólares tornarão um autor de curtas metragens num realizador muito feliz.

    Os cinquenta semi-finalistas estão online para votação até dia 13. Ao longo do dia de hoje serão todos publicados aqui para apreciação. Portugal é um dos 26 países representados e como tem um único concorrente espero que votem em peso no nosso "North Atlantic" (vai ser publicado às 15h).

    88:88 de Joey Ciccoline (EUA)
    Para votar: Aqui
    Aisha's Song de Orlando von Einsiedel (Reino Unido)
    Para votar: Aqui
    An Exclusive de Krzysztof Szot (Polónia)
    Para votar: Aqui
    Bat Eyes de Damien Power (Austrália)
    Para votar: Aqui
    Bench Seat de Anna Mastro (EUA)
    Para votar: Aqui
    Biondina de Laura Bispuri (Itália)
    Para votar: Aqui
    Boot de Damien Power (Austrália)
    Para votar: Aqui
    Camino Al Cementerio de Mijael Milies, Carla Pastén (Chile)
    Para votar: Aqui
    Cine Rincao de Fernando Grostein Andrade, Fernanda Fernandes (Brasil)
    Para votar: Aqui
    Cortometraje Teta y Sopa de Alberto Gómez (Espanha)
    Para votar: Aqui

    Starship Troopers - agora em CGI


    Quinze anos depois do original, a sequela Starship Troopers: Invasion chega com o trio de heróis que sobreviveu e muitos mais aracnídeos. Recorrendo ao CGI promete ultrapassar a maior limitação onde o primeiro falhou: orçamento.

    8 de julho de 2012

    Antestreia em Neuchatel



    O Antestreia está em Neuchatel para fazer a cobertura do festival de cinema fantástico. A mais portuguesa das cidades suíças faz com que a 1800 km do lar nos deparemos com esta casa portuguesa, onde não falta o bacalhau, as linhas Âncora e obviamente a Super Bock. Só ainda não encontramos os pastéis de nata que o Ministério da Economia vai exportar.


    No festival um destaque para a gala com um "Metropolis" restaurado e completo, nos seus 145 minutos originais de glória, com acompanhamento de orquestra ao vivo. A prova de que o cinema fantástico clássico é eterno.

    Na programação das retrospectivas, um destaque para a selecção dos musicais fantásticos onde desde a adaptação dos Pink Floyd e dos The Who, aos mais exiberantes "Rocky Horror Picture Show" e "Alice in Wonderland: An X-Rated Musical Comedy", temos um panorama variado e criterioso da fantasia associada a bandas sonoras.

    Sò é pena que o custo de vida seja insuportável enquanto o Euro estiver pelas ruas da amargura. 20€ por uma pizza individual com salada e bebida foi o mais económico que se encontrou.

    7 de julho de 2012

    Curtas 2012 começou hoje


    Começa hoje a vigésima edição do Curtas -Festival Internacional de Cinema de Vila do Conde. Até dia 15 de Julho a programação vai cobrir o que de melhor se tem feito em curtas-metragens por esse mundo fora, assim como recordar mestres do cinema como Stanley Kubrick, Olivier Assayas e Robert Todd.

    As secções Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais, Curtinha e Take 20 regressam ao som dos concertos de Black Bombaim, Evols e Metamkine. E não pdoemso esquecer o Da Longa à Curta.
    Entre os realizadores habituais, encontramos Apichatpong Weerasethakul, Nicolas Provost, Laurent Achard, Adrian Sitaru e Helvécio Marins Jr.

    O preço dos bilhetes é 3,50 Euros com desconto para Cartão Jovem/Estudante. Saiba mais em http://festival.curtas.pt

    O Antestreia não estará presente por estar a cobrir o NIFFF, mas desejamos todo o sucesso ao Curtas nesta data tão especial.


    2012 é um ano importante na vida do Curtas Vila do Conde. Chegamos à 20ª edição e preparamos uma programação para celebrar estes vinte anos mostrando o melhor do cinema contemporâneo. Como corolário, mesmo perante a crise que atravessa o setor, a Curtas Metragens CRL está a produzir 10 novos filmes, 8 dos quais serão apresentados em estreia mundial no decorrer desta edição. Será, portanto, um ano para celebrar também o cinema português.

    20 Anos Curtas
    Para a celebração da 20ª edição, o Curtas comissionou um programa especial de 4 curtas-metragens realizadas por 4 realizadores entre os mais relevantes no panorama contemporâneo internacional e que mantêm uma forte relação com festival: Thom Andersen (vencedor do prémio de Melhor Documentário no Curtas 2011), Helvécio Marins Jr. (cineasta participante em edições anteriores do festival e que apresentará uma retrospetiva do seu trabalho), Sergei Loznitsa (autor multipremiado em Vila do Conde, vencedor em 1999 com o Melhor Documentário, e, em 2001, com uma Menção Honrosa da Competição Internacional)e Yann Gonzalez (vencedor do prémio para melhor curta metragem Europeia, em 2006).

    No âmbito do projeto Estaleiro, estão de igual modo previstas as estreias de Rua da Estrada, de Graça Castanheira (baseado no livro homónimo do geógrafo Álvaro Domingues); Cinzas, de Pedro Flores (projeto rodado na zona do Gerês); O Rio que nos Leva, de Luís Alves de Matos (uma viajem pelo rio Ave, descobrindo os sinais de vida de um rio, desde a foz até à nascente na Serra da Cabreira); e Obrigação, de João Canijo (centrado na relação entre a mulher e o pescador das Caxinas). Em complemento, será apresentada uma exposição retrospetiva assente no precioso acervo resultante da cobertura fotográfica dos últimos 20 anos; e também está a ser preparada a edição de um livro que compila entrevistas dos muitos realizadores e personalidades ligadas ao cinema contemporâneo, recolhidas ao longo das últimas duas décadas.

    Programa
    O programa compõe-se por filmes, exposições, performances, workshops, concertos e, é claro, festas. O Curtas Vila do Conde mantém-se assim atento a todas as manifestações que têm lugar no campo do cinema e, também, à transversalidade com as outras artes. Já pode também consultar os filmes que vão concorrer às diferentes competições do festival – internacional, nacional, experimental, vídeos musicais, take one! e curtinhas – esta edição promete ser uma das melhores dos últimos anos.

    2012 Odisseia Kubrick
    O cineasta americano Stanley Kubrick é uma figura incontornável do cinema das últimas décadas. A sua obra monumental continua, por isso, a influenciar os novos cineastas e artistas visuais do cinema e da arte contemporânea. O 20º Curtas apresenta, por isso, "2012 Odisseia Kubrick", uma Exposição na Solar que inclui obras de autores como Graham Gussin, Johan Thurfjell, Nicolas Provost, Pedro Tudela, Miguel Soares, Alexandre Estrela, João Tabarra e João Onofre. A acompanhar a Exposição, haverá um programa paralelo que inclui filmes do realizador e o documentário “Stanley Kubrick – A Life in Pictures”, de Jan Harlan.

    Da Curta à Longa
    A secção Da Curta à Longa é um espaço de programação onde é habitual ver regressar alguns realizadores que, de algum modo, estiveram ligados ao passado do festival. E porque o Curtas Vila do Conde se transformou ao longo dos anos num festival de cinema, no qual as longas complementam as secções competitivas de curtas-metragens, este ano, serão apresentados filmes, em estreia nacional, dos realizadores Laurent Achard (premiado, por exemplo, nos festivais de Clermont-Ferrand e Roterdão), Adrian Sitaru (premiado no Festival de Berlim e, antes disso, vencedor do 18º Curtas em 2010), Helvécio Marins Jr. (os seus filmes já receberam mais de 30 prémios em festivais de todo o mundo) e Nicolas Provost (premiado, por exemplo, em Viena e Roterdão e por várias vezes no Curtas).

    Stereo
    O cruzamento do cinema com a música tem sido uma das mais importantes manifestações artísticas contemporâneas e o Curtas tem um longo historial na programação desta relação profícua. Na edição deste ano, os portugueses Black Bombaim apresentarão o espetáculo "Titans, a Cinematic Experience", que surge também em consequência das atividades do Estaleiro; os Evols apresentarão, numa encomenda do festival, um exercício de sonoridades para uma série de curtas de Robert Todd; e, finalmente, num dos momentos alto deste festival será também apresentada uma performance inédita do coletivo Metamkine, originários de Grenoble, França.

    In Focus: Olivier Assayas
    O 20º Curtas apresenta uma retrospetiva In Focus do realizador francês Olivier Assayas, um dos nomes centrais do cinema francês contemporâneo. Esta retrospetiva abordará a sua obra menos conhecida, realizada entre os anos 80 e o início dos anos 90, incluindo as longas-metragens "L'Eau Froide" (1994), "Paris s'éveille" (1991) ou "Désordre" (1986), e várias das suas curtas-metragens. Será também exibido o documentário "Noise" (2006) sobre os Sonic Youth. Assayas estará em Vila do Conde, onde também orientará uma masterclass. O realizador experimental Robert Todd será outro dos realizadores In Focus na edição de 2012.

    O 20º Curtas iniciará a sua programação em Guimarães na primeira semana de Julho. No quadro da programação de cinema da Capital Europeia da Cultura, de 2 a 6 de Julho, segunda a sexta feira, haverá sessões de filmes premiados selecionados entre muitos dos que foram galardoados ao longo das 19 edições anteriores, um aperitivo ao programa paralelo à exposição 2012 Odisseia Kubrick e outro ao programa In Focus Olivier Assayas, todas as sessões a realizar no S. Mamede – Centro de Artes e Espetáculos.

    TV Spots de "Savages"


    O canal Youtube deste filme tem imensas trailers, tv spots, featurettes, e mesmo algumas cenas. Se a espera até 27 de Setembro pelo filme de Oliver Stone for insuportável dêem uma espreitadela.

    Aqui fica uma selecção dos TV spots com 30 segundos. Os outros vídeos variam entre os 15 e os 150.

    Cast/Rev 3


    For Love/Cable/Rev 2


    War/Cable/Rev


    War/Stabbed


    Savage Pedigree


    Innocent


    Innocent/Rev/Cable


    Intense Pedigree