8 de janeiro de 2013

Estudo de caso sobre a Blogosfera de Cinema

A blogger/jornalista Andreia Mandim do Cinema's Challenge realizou no âmito do seu mestrado um estudo sobre a blogosfera nacional na área do Cinema.

O resultado está a ser publicado por partes no blog referido. Cliquem no logótipo para visitarem.

Estudo de Caso: Blogosfera de Cinema

Ao longo deste ano, de modo a registar a existência, em particular, da blogosfera de cinema, decidi como tema de um estudo cientifico estudar o caso do papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema. Neste sentido, através do auxílio de um grande número de blogues, dos quais seleccionei alguns para incluir directamente neste trabalho, assim como a ajuda de vários órgãos do mundo do cinema - realizadores, distribuidoras de cinema, directores de festivais de cinema, jornalistas, etc - consegui executar este estudo de caso. Os dados foram reveladores por um lado, mas por outro vieram a confirmar muitas das minhas ideias primordiais. Como acho que este é um trabalho escrito não apenas para mim, mas para a blogosfera em geral, marcando assim a passagem de uma era, que provavelmente nunca mais voltará a repetir-se, deixarei, aqui, ao longo de várias semanas, extractos desse mesmo estudo cientifico, esperando da vossa parte um feedback. Espero que tenham em conta que foi feito em pouco tempo, relacionado com os velhos media e não isoladamente, portanto espero que sejam brandos nos julgamentos e apreciem este contributo que aqui partilho.

O Antestreia é um dos blogues referidos na secção dos dinossauros por isso passem por lá para nos conhecer por outro ângulo e para descobrir muitos outros blogues "concorrentes".

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigada, caro Nuno, agradeço a divulgação :)


Cumprimentos,
cinemaschallenge.blogspot.com